Procurar temas

sábado, 20 de novembro de 2010

Invenções de Leonardo Da Vinci

Ninguem duvida da genialidade de Leonardo Da Vinci, pintor, escultor, arquiteto e engenheiro, seus manuscritos trazem informações sobre mecânica, hidráulica, anatomia etc. e mesmo tendo nascido em 1452 tinha idéias que não deixam a desejar quanto a tecnologia.

Os esquemas das máquinas projetadas por Leonardo Da Vinci são impressionantes, muitas se assemelham a máquinas de hoje e algumas delas foram reconstruídas e realmente funcionam.




1. Paraquedas: O desenho em forma de pirâmide feito no século XV era muito semelhante ao paraquedas atual e em 2000 o primeiro salto completo com um paraquedas com essa estrutura foi realizado por Olivier Vietti-Teppa.
1


2. Tanque Blindado: O tanque com cara de disco voador era totalmente controlado por dentro, rodeado de canhões e com uma abertura de observação na parte de cima. Mais de 500 anos atrás, Da Vinci já pensava na idéia do tanque de guerra de hoje.
2


3. Ponte Giratória: Através de sistema de cordas e polias a ponte poderia ser “enrrolada” evitando a passagem de inimigos.
3


4. Escavadeira: Utilizando um tipo de enxada acionada por pesos, cavava trincheiras mais facilmente que apenas com homens.
4


5. Roupa para Mergulho: Uma parte flutuante levava o tubo de respiração da roupa, feita de couro, até a superfície. A roupa projetada por Da Vinci foi testada por Jacquie Cozens e funcionou em águas rasas.
5


6. Asa Delta: Da Vinci tinha muita vontade de fazer o homem voar, existem vários desenhos de planadores, mesmo com um formato diferente das asas delta conhecidas, ele mostrou que compreendia de aerodinâmica, esse projeto foi testado por Robbie Whittall e voou com poucas modificações.
6


7. Parafuso Aéreo: Com uma única hélice em forma de espiral, Leonardo pensou apenas no deslocamento vertical, porém prevê-se que esse invento nunca tenha dado certo (eu também acho).
7


8. Caminhar Sobre a Água: Um dos desenhos mais engraçados dele é esse projeto, usando uma espécie de esqui em forma de barco e a ajuda de dois bastões com cilindros flutuantes na ponta, possibilitaria ao homem caminhar sobre a água.
8


9. Carro Auto Propelido: Um dos meus favoritos, o carro auto propelido é, na verdade, propelido a molas que oscilavam e com o tempo vão gastando energia até parar. Esse modelo é complexo, com várias engrenagens e em 2004 foi reproduzido em Florença por especialistas e funcionava muito bem.
9


10. Carro Ceifador: Simplesmente bizarro esse carro com lâminas frontais e laterais, que girariam ligadas a um sistema de transmissão com as rodas, para cortar as pernas dos inimigos, puxada por cavalos posicionados dentro do carro logo atrás das lâminas.
10
 
 
 
 
 
 
Muito safo esse tal de Leonardo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário