Procurar temas

domingo, 9 de janeiro de 2011

Sombra e escuridão : Os leões assassinos de Tzavo



A maior matança conhecida foi a realizada por dois leões no Quênia, em 1898. Em nove meses, eles devoraram 135 operários que construíam uma ponte sobre o Rio Tsavo, até serem mortos a tiros. Os leões de Tsavo pertencem a uma subespécie, a única em que os machos são desprovidos de juba. O episódio rendeu alguns livros, um filme de Hollywood – A Sombra e a Escuridão, de 1996, com Val Kilmer e Michael Douglas – e estudos científicos. Os corpos dos matadores de Tsavo, empalhados e expostos num museu de Chicago, foram examinados e se descobriu que um deles tinha dentes ruins. Talvez a deficiência o tenha obrigado a substituir a caça de animais maiores pela de homens, quase sempre pegos dormindo dentro de barracas. Outra hipótese, mais provável, é que a mudança de hábitos se deveu a uma epidemia que dizimou as manadas de búfalos, sua presa predileta.






















Os leões verdadeiros

A História Real
Conforme retratado no filme, houve realmente a construção de uma ferrovia e uma ponte que liga a cidade litorânea de Mombaça, no Quênia, e Campala, em Uganda, região do Rio Tsavo, com o objetivo de escuar o comércio de marfim. A história dos leões também é totalmente verídica, contada pelo protagonista da história em seu livro, o engenheiro chefe John Henry Patterson. Logo que os operários acamparam as beira do lago Vitória, começaram a sofrer ataque dos leões, até então normal, pois estavam na África, no meio da savana. Nada normal era a forma como os leões atacavam: coordenadamente, sem chance para suas vítimas, sempre em dupla, o que é um comportamento atípico em leões, e a forma como agiam: quase humana. Os nativos da região os chamavam de shaitaini (demônios da noite)e os ingleses traduziram isso para Sombra e Escuridão. Eram dois leões machos, adultos e sem juba (o que é um fato muito raro). Há relatos de que em vários ataques arrastaram as vítimas vivas por metros a dentro da savana, outros relatos dão conta de que muitas vezes, começavam a devorar sus vítimas pelos pés, ainda vivas. A crueldade dos ataques,a intensidade como passaram a ocorrer fez com que os operários abandonassem a obra. Em dois meses, eles mataram 130 pessoas. Acredita-se que a escassez de alimento, devido à uma peste que matou muitos animais predados por leões, eles viram na "fartura" de seres humanos trabalhadores da ferrovia a oportunidade de comida fácil. Após meses de tentativas frustradas, o engenheiro chefe John Henry Patterson, em 09 de dezembro de 1898. capturou e matou o primeiro leão e o outro foi morto três semanas depois. Foram empalhados e hoje estão em exposição no Chicago Field Museum of Natural History. Basta acessar o site do museu para ver as fotos e a história completa.




Patterson que era caçador amador tentou ele mesmo caçar os animais sem resultados e media que os ataques ocorriam o temor dos trabalhadores afastaram muitos que fugiram do campo por acreditar que estes leões seriam a encarnação de 'demônios', o que rendeu os apelidos que dão nome ao filme. Segundo a riqueza de provas da história Patterson notou que os dois animais curiosamente agem em grupo nos ataques, pratica novamente pouco comum sobre leões, e supostamente levaria os corpos para uma caverna do qual Patterson teria encontrado repleta de ossos, mesmo que contextado por arqueólogos por saberem de práticas comuns de sacríficios humanos feito por índios em cavernas.
Somente em 9 de dezembro do mesmo ano Patterson finalmente conseguiu abater um dos animais que media cerca de 3 metros e fora necessário 8 homens para carrega-lo, levando o segundo animal a ser morto no fim do ano mas depois de um saldo de 140 trabalhores mortos, para somente então em fevereiro de 1899 os trabalhado revoltarem e terminarem a ponte. Hoje os corpos dos leões se encontram empalhados no museu de Chicago (foto), o Chicago Field Museum e são alvo de uma disputa entre o Quénia que os quer de volta.


Capa do filme 'A Sombra e a Escuridão' de Stephen Hopkins
com Michael Douglas e Val Kimer no elenco.



Quênia quer que museu devolva restos de leões 'comedores de gente'
Um dos leões de Tsavo do Quênia
Os leões da região de Tsavo são hoje uma grande atração turística no Quênia
O Quênia está tentando recuperar os crânios e as peles de dois leões que ficaram famosos por terem matado 140 operários que trabalhavam na construção de uma ferrovia no país, em 1898.
Os restos mortais dos lendários leões de Tsavo estão atualmente no Chicago Field Museum, nos Estados Unidos, mas o Museu Nacional do Quênia diz que os animais representam uma parte importante da história do país e, portanto, deveriam fazer parte de seu acervo e de uma exposição itinerante que está sendo organizada.
"Vamos usar protocolos internacionais para repatriá-los... Seria bom tê-los de volta", disse Connie Maina, uma porta-voz do museu no Quênia.

Os dois leões atacaram os trabalhadores da ferrovia entre Mombasa e Lago Victoria durante um período de 9 meses, em 1898, e causaram a suspensão das obras.
Eles acabaram sendo mortos por um engenheiro britânico, o coronel John Patterson, que mais tarde vendeu os crânios e peles para o museu em Chicago.

4 comentários:

  1. gosto muito de historia e essa é muito intereçante, muito mesmo, só pelo fato de serem leoes machos raros que não possuem juba isso ja é extraordinario, passei alguns anos sem assistir o filme, a ultima vez que assisti foi na rede globo que depois não passou mais, então passei a pesquisar mais sobre a historia e pude assistir o filme outra vez, foi muito legal da sua parte ter falado um pouco sobre esses leoe, valeu mano, ate mais!!! (e-mail: safadinhodoano2@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Assisti o filme uma ou duas vezes,mas ñ lembrava q o o título do filme era o nome dos dois leões.Na rede globo tem como falar com a emissora e dar sugestões e críticas dela e eu já tentei sugestionar esse filme mas ñ consegui,então se vcs querem assistir o filme falem com a emissora.Por Favor.

    ResponderExcluir
  3. O filme é realmente muito bom,mas, se fosse de acordo com os fatos reais,seria melhor.Porque mostrando apenas algumas cenas que foram reais causa admiração imagine se mostrasse mais.Se fosse escrever o roteiro eu mudaria todo o filme.

    ResponderExcluir
  4. Também tenho uma história real pra contar;trata-se de um agricultor que se deparou com uma criatura esquisita, que após uma terrível luta conseguiu mataá-la.
    Tenho muitas histórias reis interessantes.

    ResponderExcluir