Procurar temas

domingo, 9 de janeiro de 2011

Filmes interessantes : O Curioso Caso de Benjamin Button

título original: (The Curious Case of Benjamin Button)
lançamento: 2008 (EUA)
direção:David Fincher
atores:Brad Pitt, Julia Ormond, Faune A. Chambers, Elias Koteas.
duração: 166 min
gênero: Drama














"Eu nasci em circunstâncias incomuns."


Assim começa O Curioso Caso de Benjamin Button, adaptação do romance de 1920 de F. Scott Fitzgerald sobre um homem que nasce com oitenta e poucos anos e rejuvenesce a cada dia que passa. Um homem, como qualquer um de nós, que não pode parar o tempo. A partir da Nova Orleans do final da I Guerra Mundial, em 1918, adentrando o século XXI, o filme percorre uma jornada tão incomum quanto pode ser a da vida de qualquer pessoa, através da grandiosa história de um homem nem tão comum assim, das pessoas e lugares que ele descobre ao longo do caminho, dos amores que encontra, dos que perde, das alegrias da vida e das tristezas da morte e do que permanece além do tempo.

Benjamin ao nascer

Sua mãe e o pastor

Caminhar contra o destino esperado. Ou num destino contrário. Ser um estranho caso, curiosamente observado e, pouco a pouco, esquecido. Benjamin, no filme, recebe afagos e mimos. Seu fazer-se diferente é lembrado a cada transformação, compreendido por quem lhe devota amor, celebrado, compartilhado, chorado e vivido. Eu chorei e vivi. Senti a melodia triste que embalava a tristeza do filme, e as palavras gentis que inventaram poesia num destino contrário ao tempo. F. Scott Fitzgerald, autor do conto que inspirou o filme, é bem menos benevolente. Benjamin não recebe afagos: é inteiramente entregue ao seu caminho torto, obrigado a assumir erro – ou acerto – de tornar-se o que não deveria ser. E persiste em tornar-se. Jovem a cada dia. Diferente e único. Mostrando-se um recém-nascido pleno de sabedoria. Um idoso de contornos delicados, suavemente amando coisinhas pequeninas e desfrutando de um esquecimento sem ressentimentos ou perdas. E sozinho nisso tudo. Também os outros dele se esquecem. Do velho sábio que já foi. Do pai amigo que se tornou. Do amante, do marido, do namorado, do homem. Sua diferença é notada apenas quando escandaliza. Quando assusta. Depois passa. Tudo passa. Mulher, amada, filho, pai, avô, universidade, e mesmo a última pessoa amada – uma babá.







Benjamin conhece o amor aos 50 anos de idade quando se apaixona por uma mulher mais jovem, interpretada por Cate Blanchett.

O Casal


A partir daí, o casal viverá um dilema, pois ele ficará mais moço e ela, mais velha. Então, como viver esse amor, já que a diferença das idades se distanciará cada vez mais?


Não é a primeira vez que Brad Pitt e Cate Blanchett trabalham juntos, eles participaram do filme "Babel" (Babel, 2006) onde interpretaram um casal em férias no Marrocos que acabaram se envolvendo em um terrível acidente.
"O Curioso Caso de Benjamin Button" conta ainda com as presenças de Julia Ormond (Sabrina), e da ganhadora do Oscar de melhor atriz coadjuvante de 2007, Tilda Swinton (Conduta de Risco).

O longa tem a produção de Kathleen Kennedy e Frank Marshall, responsáveis pela parceria com Steven Spielberg em vários sucessos, entre eles, Indiana Jones. Assina a produção também, o produtor Ceán Chaffin. A direção fica por conta de David Fincher.




O filme é lindo, cheio de moral em sua simplicidade e com um elenco fantastico. 3 horas muito bem aproveitadas da minha vida.
Maravilhoso... encantador!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário