Procurar temas

sábado, 29 de janeiro de 2011

Cinco misterios antigos resolvidos

A Caveira de Cristal
Muitos a conhecem pelo filme do Indiana Jones, no entanto, há realmente muitos colecionadores de crânios de cristal que afirmam que eles são pré-colombianos, que foram feitas durante as civilizações asteca e maia e possuem poderes paranormais. Em 2008 uma equipe de pesquisadores usando microscopia eletrônica e cristalografia de raios X examinou os crânios do Museu Britânico e do Smithsonian. Uma análise detalhada da superfície do crânio revelou minutos arranhões de rotação em torno da cavidade ocular, dentes e do crânio. Esta era uma evidência clara de que o crânio foi cortado e polido. Os pesquisadores concluíram que os crânios foram cortados de um pedaço de cristal de rocha (advinha de onde?) brasileiro. Eles foram então provavelmente vendidos a colecionadores como uma relíquia da antiga civilização asteca. Muitos museus têm agora os crânios retirados da exposição por causa de suas origens questionáveis.

A Acústica do Teatro de Epidauro
O antigo teatro de Epidauro, perto de Atenas, foi construído no final do século 4 a.C. Mesmo nos tempos antigos, o teatro possuia uma acústica excelente. Os atores podiam perfeitamente ser ouvido por todos os 15.000 espectadores sem amplificação (tinha que ter a guéla). Como esta a qualidade do som foi conseguida, tem sido fonte de especulação acadêmica durante muitos anos. Em 2007, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia descobriram que o material calcário dos assentos proporciona um efeito de filtragem supressão de vozes em baixas freqüências, minimizando o ruído da multidão, ou seja os bancos funcionam como armadilhas naturais. Ainda não se sabe se as propriedades acústicas são o resultado de um acidente ou o produto de design avançado.


A Criança Desconhecida do Titanic
Dias após o Titanic afundar o corpo de um bebê foi encontrado. Como a criança não pôde ser identificada, ela foi sepultada na Nova Escócia, com uma lápide simples, escrito apenas "da criança desconhecida". Em 2001, pesquisadores da Universidade de Lakeland em Ontário exumaram o corpo. Ao consultar as listas de passageiros tiveram concluiriam que só poderia ser 4 pessoas: Gosta Paulson, Eino Panula, Eugene Rice e Sidney Goodwin. Em 2007 com testes de DNA acabaram confirmando que "a criança desconhecida" foi Sidney Goodwin. Sidney era o caçula de seis filhos de Fred Goodwin e Augusta de Fulham.


A Face em Marte
A região Cydonian em Marte atraiu muita atenção, pois uma das colinas da região parecia notavelmente o rosto de uma pessoa. A região foi fotografada pela Viking 1. Várias imagens, incluindo uma feita em 1976 mostrando uma das mesas Cydonian tinha a aparência do rosto. Os cientistas negaram dizendo que o rosto era um truque de luz e sombra, mas, em seguida, uma segunda imagem também mostrou a cara em um ângulo diferente. Isso chamou a atenção das organizações interessadas em inteligência extraterrestre que acreditavam que poderia ser traços de uma civilização marciana há muito perdida. Em 2003, quando a Agência Espacial Europeia lançou a Mars Express foi capaz de combinar dados de uma câmera de alta resolução e criar uma representação em 3D da "Face de Marte". A formação rochosa se deu a partir de deslizamentos de terra e destroços.


O Dia Negro da Nova Inglaterra
Em 19 de maio de 1780, simplesmente o dia escureceu dando lugar novamente a noite ao longo dos estados da Nova Inglaterra e partes do Canadá. Ainda hoje o "Dark New England's Day" é ainda considerado por muitos como um evento sobrenatural. Diferentes explicações foram discutidos a partir de erupções vulcânicas ao cataclismos celestial. Em 2008, quase 230 anos depois, na Universidade de Missouri, pesquisadores combinaram registros de relatos escritos e anéis das árvores afetadas pelo fogo para determinar que o dia negro foi causado por fogos dee uma queima maciça no Canadá. Os pesquisadores estudaram os anéis das árvores da região montanhosa do sul de Ontário, eles encontraram evidências de que ocorreu um grande incêndio nesse período, que teria afetado as condições atmosféricas a centenas de quilômetros de distância.




Leia mais: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário