Procurar temas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Suicidio de Adolf Hitler - Parte V

DOCUMENTO Nº 12
Referente ao exame legista de um cadáver masculino desfigurado pelo fogo (corpo de Hitler)

Berlin-Buch, 8/V de 1945
Necrotério CAFS. Nº496

A comissão constituída pelo perito-chefe, medicina legal, 1º frente Bielo-russa, Serviço medico, tenente-coronel F.I. Shkaravski; anatomista-chefe, exercito vermelho, serviço medico, Tenente-coronel N. A. Krayevski; anatomo-patologista, chefe em exercício,1º frente Bielo-russa, Serviço medico, Major A.Y. Marants; perito militar, medicina legal, 3º exercito de choque, serviço medico, Major Y. I. Boguslavski; anatomo-patologista do 3º exército de choque, Major, Y. V. Gulkevitch, por ordem do membro do conselho militar da 1º frente Bielo-russa, Tenente-General Telegrin, realizamos em 3 de maio de 1945 o exame médico-legal de um cadáver masculino (presumivelmente o cadáver de Hitler)

RESULTADOS DO EXAME:

A. EXAME INTERNO

restos de um corpo masculino, desfigurado pelo fogo, foram enviados em uma caixa de madeira (comprimento 163 cm, largura 55 cm, altura 53 cm). Foi encontrado no corpo um pedaço de jérsei amarelo, 25x8 cm, com uma camiseta de tricô. Em vista de o cadáver estar bastante danificado, e difícil avaliar a idade do morto. Tem presumivelmente entre 50 e 60 anos. Altura do morto e de 165 cm (as medidas são aproximadas, pois o tecido esta carbonizado). A tíbia direita mede 39 cm. O cadáver está seriamente carbonizado e cheira a carne queimada. Falta parte do crânio. Partes do osso occipital, do osso temporal, dos ossos molares inferiores, os ossos nasais e as mandíbulas superior e inferior estão conservados. As queimaduras são mais acentuadas no lado direito do crânio do que do esquerdo. Na caixa craniana são visíveis partes do encéfalo destruídos pelo fogo e da dura-máter. No rosto e no corpo esta faltando toda a pele; apenas estão conservados restos de músculos carbonizados. Há muitas fraturas pequenas no osso nasal e nos maxilares superiores. A língua esta carbonizada e a sua ponta esta firmemente presa entre os dentes dos maxilares superior e inferior. No maxilar superior há 9 dentes ligados por uma ponte de metal amarelo (ouro). A ponte esta presa por pinos ao segundo incisivo esquerdo e ao segundo incisivo direito. A ponte consiste em quatro incisivos superiores (2] 1] [1 [2), dois dentes caninos (3] [3), do primeiro pré-molar esquerdo ([4) e do primeiro e segundo pré-molares direitos (4] 5]), como esta indicado no esquema. O primeiro incisivo esquerdo ([1) consiste em uma plaqueta branca com rachaduras e um ponto preto na porcelana (esmalte) no fundo. Esta plaqueta esta inserida no lado visível do dente de metal (ouro). O segundo incisivo, o dente canino e o pré-molar esquerdo, bem como o primeiro e segundo incisivos e o primeiro pré-molar da direita, são placas dentais de porcelana (esmalte) comum, com suas partes posteriores fixadas a ponte. O dente canino direito esta completamente revestido por metal amarelo (ouro). A ponte maxilar esta secionada verticalmente atrás do segundo pré-molar esquerdo (5]).




DESENHO DA ARCADA DENTARIA DE HITLER DE ACORDO COM O LAUDO DA AUTOPSIA (AUTOR TIAGO RODRIGUES CARVALHO)

 O maxilar inferior esta solto na cavidade oral chamuscada. Os processos alveolares estão quebrados e tem arestas vivas. A superfície frontal e a aresta inferior estão superficialmente queimadas. Na superfície frontal são reconhecíveis as ramificações carbonizadas das raízes dos dentes. O maxilar inferior consiste em 15 dentes, dez deles artificiais. Os incisivos (2] 1] [1 [2) e o primeiro pré-molar direito (4]) São naturais, apresentando considerável desgaste na superfície de mastigação e nos colos considerados expostos. O esmalte dental tem um reflexo azulados e uma coloração amarelo suja em torno dos colos. Os dentes a esquerda ([4,[5,[7, e [8) são artificiais, de metal amarelo (ouro), e consiste numa ponte com coroas de ouro. A ponte e fixada ao 3º,5º (na ponte o sexto dente), a ao 8º dente (na ponte o nono dente). O segundo pré molar da direita (5) e encimado por uma coroa de metal amarelo (ouro), que esta ligada ao dente canino direito por uma placa arqueada. Parte da superfície de mastigação e a superfície posterior do dente canino direito são cobertas por uma placa de metal amarelo (ouro) como parte de uma ponte. O primeiro molar direito e artificial branco e fixo por um grampo de ouro ligado a ponte do segundo pré-molar e do incisivo direito. Foram encontrados na boca estilhaços de vidro, partes da parede e do fundo de uma ampola de paredes finas.


Os músculos do pescoço estão carbonizados, estão faltando às costelas do lado direito, pois estão queimadas. O lado direito do tórax e do abdome está completamente queimado, criando um buraco através do qual são visíveis o pulmão direito, o fígado e os intestinos. O membro genital esta carbonizado. No escroto, que está chamuscado, mas conservado, apenas foi encontrado o testículo direito. O testículo esquerdo não pode ser encontrado no canal inguinal. O braço direito está seriamente queimado, as extremidade do osso do braço superior e dos ossos do braço inferior estão quebradas e carbonizadas. Os músculos secos estão negros e parcialmente marrons; desintegran-se em fibras isoladas quando tocados. O que resta da parte carbonizada (cerca de dois terços) do braço superior esquerdo esta conservado. O extremo exposto do osso do braço superior está carbonizado e salienta se do tecido seco, ambas as pernas estão também carbonizadas. O tecido mole desapareceu em muitos locais; queimou e desagregou-se. Os ossos estão parcialmente queimados e esmigalharam-se. Notá-se fraturas no fêmur direito e na tíbia direita. Esta faltando o pé esquerdo.

B. EXAME INTERNO

E normal a posição dos órgãos internos. Os pulmões são negros na superfície, vermelho-escuro na superfície de corte, e de consistência bastante firme. A membrana mucosa do aparelho respiratório superior e vermelho-escura. Os ventrículos cardíacos estão cheios de sangue coagulado de um marrom-avermelhado. O músculo cardíaco e consistente e lembra carne cozida. O fígado esta negro na superfície e apresenta queimaduras; e de consistência bastante firme e marrom amarelado na superfície de corte. Os rins estão algo encolhidos e medem 9 x 5 x 3,5 cm. Sua cápsula e facilmente destacável; a superfície dos rins e macia, a estrutura apagada, parecem cozidos. A bexiga contem 5 cm³ de urina amarelada, sua membrana mucosa e cinza. O baço, estomago e intestinos apresentam graves queimaduras e estão em certas partes quase pretos.

Nota:
1. Os seguintes objetos retirados do cadáver foram entregues a seção SMERCH do 3º Exercito de choque em 8 de maio de 1945:
a) Uma ponte maxilar de metal amarelo, consistindo em 9 dentes;
b) um maxilar inferior chamuscado, consistindo em 15 dentes.
2. De acordo com as anotações do interrogatório de Frau Kathe Heusermann pode-se presumir que os dentes, bem como a ponte descrita no documento, seja as do chanceler Hitler.
3. Na sua conversa com o perito chefe de medicina legal, tenente coronel Shkaravski, que teve lugar a 11 de maio de 1945, nos escritórios do CAFS Nº 496, Frau Kathe Heusermann descreveu o estado dos dentes de Hitler nos mínimos detalhes. Sua descrição confere com os dados anatômicos referentes à cavidade oral do desconhecido cujo cadáver queimado foi dissecado.

Anexo:

Um tubo de ensaio com estilhaços de vidro de uma ampola que foram encontrados na boca do corpo.

Assinado (Shkaravski)
Especialista chefe, medicina legal
1º frente Bielo-russa, serviço Medico,
Tenente-Coronel

Assinado(Krayevski)
Anatomo-patologista, chefe, serviço medico, Exército Vermelho, tenente-coronel.

Assinado (Boguslavski)
Especialista-militar, medicina legal,
3º exercito de choque, serviço medico major.

Assinado (Gulkevitch)
Anatomo-patologista militar
3º exercito de choque, serviço medico, Major.

CONCLUSÃO
Baseado no exame medico legal do cadáver parcialmente queimado de um homem desconhecido e do exame de outros cadáveres do mesmo grupo (Documentos Nº 1-11), a comissão chega as seguintes conclusões:

1. Características anatômicas do corpo estão seriamente carbonizadas, e impossível descrever as feições do morto. Mas pode ser determinado o seguinte:
a) Estatura: cerca de 165cm (um metro e sessenta e cinco)
b) Idade (baseada no desenvolvimento geral, dimensões dos órgãos, estado dos incisivos inferiores e dos pré-molares direitos), aproximadamente entre 50 e 60 anos.
c) O testículo esquerdo não foi encontrado quer no escroto quer no cordão espermático dentro do canal inguinal, nem na pequena pelve.
d) A descoberta anatômica mais importante para identificação da pessoa são os dentes artificiais, coroas e próteses.

2. Causa da morte:
Não puderam ser detectados no corpo, consideravelmente danificado pelo fogo, sinais visíveis de ferimentos mortais sérios ou de doenças. A presença na cavidade oral dos restos de uma ampola de vidro esmagada e de ampolas similares nas cavidades orais de outros corpos (Documentos Nº 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11 e 13) o acentuado aroma de amêndoas amargas emanante dos corpos (Documentos Nº 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10 e 11) permitem a comissão chegar a conclusão de que a morte neste caso foi causada por envenenamento por compostos de cianureto

Assinado:

(Shkaravski)
Especialista chefe, medicina legal
1º frente Bielo-russa, serviço Medico,
Tenente-Coronel

Assinado (Krayevski)
Anatomo-patologista, chefe, serviço medico, Exercito vermelho, tenente-coronel.

Assinado (Marants)
Anatomo-patologista, chefe em exercício,
1º frente Bielo-russa, serviço medico,
Major

Assinado (Boguslavski)
Especialista-militar, medicina legal,
3º exercito de choque, serviço medico major.

Assinado (Gulkevitch)
Anatomo-patologista militar
3º exercito de choque, serviço medico, Major.


DENTES DO MAXILAR DE ADOLF HITLER


DOCUMENTO Nº 13
Berlim-Buch, 8. V. 1945
Necrotério Hospital de campanha para cirurgia nº 496

Concernente ao exame medico-legal do cadáver parcialmente queimado de uma mulher desconhecida (Eva Braun).

A comissão constituída pelo perito-chefe, medicina legal, 1º frente Bielo-russa, Serviço medico, tenente-coronel F.I. Shkaravski; anatomista-chefe, exercito vermelho, serviço medico, Tenente-coronel N. A. Krayevski; anatomo-patologista, chefe em exercício,1º frente Bielo-russa, Serviço medico, Major A.Y. Marants; perito militar, medicina legal, 3º exercito de choque, serviço medico, Major Y. I. Boguslavski; anatomo-patologista do 3º exército de choque, Major, Y. V. Gulkevitch, por ordem do membro do conselho militar da 1º frente Bielo-russa, Tenente-General Telegrin, realizamos em 3 de maio de 1945 o exame médico-legal do cadáver de uma mulher.
(Presumivelmente o cadáver da mulher de Hitler)

Resultados do exame:

A. EXAME EXTERNO


O cadáver é de uma mulher, estatura 1,50 cm (as medidas são aproximadas, pois varias partes do corpo estão carbonizados e seriamente desfigurados). Idade: aproximadamente 30 e 40 anos. Quase toda a parte superior e a parte superior frontal do crânio esta faltando. Só estão conservados fragmentos dos ossos temporal e occipital quebrados e queimados, bem como a parte inferior dos ossos faciais esquerdos. Nariz carbonizado, boca semi-aberta. Língua negra, seca, carbonizada. Maxilar superior: carbonizado, processos alveolares ausentes; entre o palato e a língua, um molar e a bifurcação de um dente com orifício grande esta exposto à direita. Na esquerda superior há, soltos, um canino e dois molares. Estão faltando os outros dentes do maxilar superior. Foi encontrado na boca um pedaço de ouro de forma irregular, medindo 6 X 3 mm (presumivelmente uma obturação) No lado esquerdo no maxilar inferior o segundo incisivo, com um ponto negro, e dois molares estão conservados. Todos eles estão moderadamente gastos e mostram alterações visíveis devido a caries dentarias. No lado direito não foi encontrado nenhum dente, provavelmente devido à combustão. Na cavidade oral, debaixo da língua, foi encontrado uma ponte de metal amarelo (ouro), solta, que liga o segundo pré molar direito e o terceiro molar direito por meio de uma coroa de ouro; na placa de metal da ponte estão presos na frente o primeiro e o segundo molares artificiais brancos; sua aparência torna-os quase indistintos dos dentes naturais. Foram encontrados na cavidade oral debaixo da língua grandes fragmentos de uma ampola de vidro medindo 1-5 milímetros quadrados pertencentes a uma ampola de paredes finas. Os tecidos do pescoço estão carbonizados. Glândulas mamarias pequena, secas, superfície de corte amarela. Lado direito do tórax e do abdômen estão seriamente queimados; grande parte do tecido esta faltando aqui, As subseqüentes aberturas nas cavidades torácicas e abdominais expondo os órgãos internos a vista. Sessões do tecido epitelial estão conservados na região da omoplata esquerdo, dos quadris, e da nádega esquerda. O terço inferior úmero direito esta queimado, o tecido mole, seco negro, fragmentos carbonizados dos ossos do antebraço direito estão conservados, mão direita bastante desfigurada (pelo fogo). Extremidades inferiores negras devido à carbonização, secas, deformadas. No tecido epitelial e nos músculos muitas fissuras profundas. Nenhum sinal de fraturas. Ambos os pés estão num estado um pouco melhor de conservação, a coloração de sua pele e marrom-suja.

Ferimentos no corpo:

Na região da parte frontal esquerda do tórax, na linha paraesternal do segundo espaço intercostal, a uma abertura de forma irregular medindo 1 X 0,9 cm, rodeada de hemorragias claramente perceptíveis; outra abertura similar encontra-se mais a direita na região carbonizada.

B. EXAME INTERNO
Entre os músculos do segundo espaço intercostal junto ao externo duas aberturas que se prolongam pela caixa torácica. Na cavidade pleural esquerda percebe-se cerca de 500 cm³ de sangue. O pulmão direito esta encolhido, o pulmão esquerdo esponjoso, vermelho escuro. No lobo superior do pulmão direito notá-se dois ferimentos grandes perfurantes. Na caividade pleural esquerda foram encontrados seis fragmentos de metal (aço) medindo ate 0,5 centímetros quadrados. Na parte superior frontal do pericárdio são visíveis duas aberturas medindo 0,8 X 0,4 cm. Estão rodeadas por hemorragias perfeitamente disceniveis; ferimentos semelhantes apresentam-se na direção da cavidade pleural esquerda. O pericárdio contem cerca de 3 cm³ de sangue. Músculos cardíacos cozidos, vermelho acinzentados. Válvulas finas brilhantes. Nas cavidades cardíacas pequena quantidade de sangue liquido escuro. Artérias pulmonares desobistruidas. Revestimento da aorta macio e brilhante. Posição dos órgãos abdominais normal. Órgão secos encolhidos. Fígado bastante encolhido, firme, marrom-acinzentado na superfície de corte. Baço vermelho escuro, solidificado. Contorno do rin esquerdo normal, cápsula facilmente destacável, um pouco apagada. Rim direito seco, Bexiga contraída, membrana mucosa cinza. Durante a autopsia acentuado cheiro de amêndoas amargas.

Em anexo:

1. Tubo de ensaio de boca larga contendo 6 fragmentos de metal.
2. Tubo de ensaio com fragmentos de uma ampola.

Assinaturas da comissão:

Assinado (Shkaravski)
Especialista chefe, medicina legal
1º frente Bielo-russa, serviço Medico,
Tenente-Coronel

Assinado(Krayevski)
Anatomo-patologista, chefe, serviço medico, Exercito vermelho, tenente-coronel.

Assinado (Boguslavski)
Especialista-militar, medicina legal,
3º exercito de choque, serviço medico major.

Assinado (Gulkevitch)
Anatomo-patologista militar
3º exercito de choque, serviço medico, Major.

CONCLUSÃO:

Baseado no exame medico-legal do cadáver parcialmente queimado de uma mulher desconhecida e nos relatórios de outros cadáveres deste grupo (documentos 1-11) a comissão chegou as seguintes conclusões:

1. Características anatômicas do corpo:

Devido ao fato de que as partes do corpo estão bastante carbonizadas, é impossível descrever a fisionomia da morta. O seguinte, entretanto pode ser determinado:
a) A idade da morta esta compreendida entre 30 e 40 anos, cuja evidencia e a superfície de mastigação dos dentes pouco gasta.
b) Estatura: cerca de 150 cm.
c) Descoberta anatômica mais importante para identificação da pessoa são as pontes de ouro do maxilar inferior e seus 4 dentes frontais.

2. Causa da Morte:

No corpo consideravelmente carbonizado foram encontrados vestígios de ferimentos dilacerantes no tórax com o hemotórax, Ferimento num dos pulmões e no pericárdio, bem como 6 fragmentos de metal. Foram ainda encontrados na cavidade oral restos de uma ampola quebrada. Em vista do fato de ampolas semelhantes estarem presentes em outros cadáveres (Documentos Nº 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10 e 11), que um cheiro de amêndoas amargas se liberava durante a dissecação (Documentos Nº 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10 e 11) e baseado nos testes químicos-legais dos órgão internos destes corpos, nos quais foi contatada a presença de compostos de cianeto (Documentos Nº 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10 e 11), a comissão chega a conclusão que apesar dos ferimentos no tórax, a causa da morte foi envenenamento por compostos de cianeto.

Assinaturas da comissão:

Assinado (Shkaravski)
Especialista chefe, medicina legal.
1º frente Bielo-russa, serviço Medico,
Tenente-Coronel

Assinado (Krayevski)
Anatomo-patologista, chefe, serviço medico, Exercito vermelho, tenente-coronel.

Assinado (Marants)
Anatomo-patologista, chefe em exercício,
1º frente Bielo-russa, serviço medico,
Major

Assinado (Boguslavski)
Especialista-militar, medicina legal,
3º exercito de choque, serviço medico major.

Assinado (Gulkevitch)
Anatomo-patologista militar
3º exercito de choque, serviço medico, Major.


ACIMA OS RESTOS CARBONIZADOS DE EVA BRAUN. ABAIXO OS RESTOS CARBONIZADOS DE ADOLF HITLER.
AS FOTOS DOS RESTOS MORTAIS DE HITLER E EVA BRAUN NO ARQUIVOS RUSSOS

Os testes químicos dos filhos de Goebbels, assim como dos pais, o General Krebs e mais dois cães autopsiados, eles continham entre 9,72 a 12,9 miligramas de ácido prússico por quilo de material coletado. Significativamente parte do crânio de Hitler não foi encontrado. A única forma de identificar os corpos era através da arcada dentaria. O coronel Vasili Sokolovskii ordenou que fosse checada a arcada dentaria do corpo. Fritz Echtmann e Kathe Heusermann que eram os técnicos dentários que haviam trabalhado no consultório do dentista de Hitler, Blaschke. Kathe Hausermann foi encontrada no dia 7 de maio no endereço 39-40 Parisertrasse, apartamento nº 1. Com a ajuda de Fraulein Hausermann, a interprete soviética Elena Rzhevskaya acompanhada do Coronel Gorbushin foram ao encontro dos registros dentários de Hitler. Gorbushin redigiu o seguinte relatório:

Na manha do dia 9 de maio, fui procurar os dentistas de Hitler. Na clinica do professor Blachke fui recebido por um tal Dr. Bruck. Quando Bruck percebeu que queríamos ver o seu chefe por um assunto de interesse do comando armado soviético não estava em casa e perguntou se uma assistente do professor, Kathe Heusermann não podia substituí-lo. Convoquei-a para um interrogatório e mandei buscar pelo estudante búlgaro. “Onde esta a ficha medica dos dentes de Adolf Hitler?” – Perguntei a Kathe Heusermann. “Aqui nos arquivos” – Respondeu ela.
Frau Heusermann procurou rapidamente no fichário e retirou um cartão que se ferificou ser a ficha medica de Adolf Hitler. As anotações evidenciam que o fuhrer tinha tido dentes muito ruins necessitando de freqüentes consertos. Precisávamos também das radiografias dos dentes de Hitler, mas não estavam na clinica. Quando perguntei onde podiam estar, Kathe Heusermann respondeu que deviam estar guardadas no escritório do professor Blaschke na chancelaria. Não perdendo mais tempo na clinica, rumamos para a chancelaria, levando Kathe Heusermann. Descemos ao subsolo, encontramos o gabinete dentário do professor Blachke e com ajuda de Kathe Heusermann logo descobrimos as radiografias dos dentes do Fuhrer e algumas coroas de ouro que tinham sido preparadas, mas o tempo para pó-las em uso se esgotara tanto da parte do dentista quanto do paciente.
COMPARAÇÃO DOS DENTES DE HITLER COM O ESBOÇO DENTARIO FEITO POR KATE HEUSERMANN

Kathe Heusermann informou-me que as coroas e as pontes de Hitler e Eva Braun foram preparadas por um protético chamado Fritz Echtmann, cujo endereço conhecia. Encontrei Echtmann em casa. Expliquei o fim da nossa visita e solicitei-lhe que me acompanhasse. Atendeu prontamente. Fraun Heusermann e Echtmann foram por mim interrogados em separado. Fui axiliado pelo Major Bystrov. Em resposta as minhas perguntas Kathe Heusermann descreveram da memória os dentes de Hitler nos mínimos detalhes. Suas informações a respeito de pontes, coroas e próteses corresponderam precisamente aos registros na ficha medica e as radiografias que tínhamos encontrado. Em seguida pedimos-lhes para identificar os maxilares que tinham sido retirados do cadáver masculino. Kathe Heusermann e Echtmann os reconheceram inequivocamente como os de Adolf Hitler. Seguindo um processo semelhante pedimos a seguir que descrevessem os dentes de Eva Braun. Depois de terem respondido exaustivamente as nossas perguntas colocamos diante deles a ponte de ouro que fora retirada da boca do cadáver feminino durante a autopsia. Kathe Heusermann e Fritz Echtmann declararam sem demora que esta prótese pertencia a Eva Braun. Fritz Echtmann acrescentou que a construção especial da ponte preparada para Eva Braun era de sua própria invenção e que ate então nenhum protético tinha utilizado semelhante método de fixação. A seguir nossos peritos médicos reuniram-se de novo. Após o exame da ficha medica, das radiografias e do maxilar com os dentes do cadáver masculino calcinado que tinha sido encontrado no dia 4 de maio no jardim da chancelaria, os peritos chegaram a conclusão de que estes eram os dentes de Adolf Hitler.

PERGUNTA: - Pode determinar se estas pontes dentais pertencem a Hitler?
RESPOSTA: - Sim sem nenhuma duvida.
PERGUNTA: - Mostramos-lhe uma ponte dental de um maxilar superior e um maxilar inferior com dentes. Sabe a quem pertencem estes dentes?
RESPOSTA: - Os dentes que me foram mostrados pertencem ao chanceler alemão Adolf Hitler. O maxilar superior a esquerda,atrás do quarto dente, apresenta um traço distinto que ocorreu quando a ponte de ouro foi serrada pela broca dental, quando da extração do sexto dente. Esta extração foi feita pelo professor Blaschke com a minha assistência, no outono... Todas as outras evidencias de que estas pontes são de Adolf Hitler conferem com aquelas por mim enumeradas de memória, a exceção do quarto dente inferior direito, que acreditava ser um dente artificial de porcelana. Mas pelos dentes que me mostrou verifico que era um dente natural.
PERGUNTA: - Pode afirmar que os dentes que lhe foram mostrados são os de Adolf Hitler?RESPOSTA: - Sim, afirmo que os dentes que me foram mostrados são de Adolf Hitler




MANDIBULA DE HITLER COM OS DENTES QUE COMPROVARAM A SUA MORTE

Fritz Echtmann ainda acrescentou o seguinte:

“Este tipo especial de ponte e de minha invenção e nunca fiz outra igual para ninguém, exceto Eva Braun... Ela rejeitou minha primeira ponte porque quando abria a boca, podia se ver dentro o ouro. Fiz outra ponte eliminando esse senão. Usei um método original...”

A prova irrefutável da morte de Hitler foi enfim encontrada. No dia 9 de maio Frau Heusermann foi levada para Schwanebeck, perto de Buch, mais tarde ela foi levada para um bosque a cerca de 50 km de Buch. Eis o que ela relatou:
“Ali na presença de um general e de vários oficiais, eu vi sete caixões contendo cadáveres e um com dois corpos de cães. Todos os caixões estavam em um buraco que tinha mais ou menos um metro de profundidade. Fizeram-me descer ao fundo do buraco e examinar os corpos. Reconheci claramente o do Dr. Goebbels e seus filhos. O corpo de Goebbels não estava tão queimado. A cabeça podia ser claramente reconhecida bem como as pernas danificadas. As crianças estavam com a boca aberta. Todos os corpos mostravam cortes de autopsia que haviam sido costurados”.

Mengershausen, a testemunha que acompanhou a queima dos corpos no jardim da Chancelaria, também foi submetido a uma experiência semelhante à de Frau Heusermann. Posteriormente declarou:
“Levaram-me de carro para as florestas de Finow, perto de Berlim. Mostraram-lhe três corpos carbonizados e enegrecidos colocados numa caixa de madeira. Perguntaram-lhe se os reconhecia. Apesar das deformações produzidas pelo fogo e da decomposição, não havia como enganar-se. Tratava-se dos corpos de Goebbels, de sua esposa e de Hitler. Goebbels e sua mulher estavam superficialmente queimados. O corpo de Hitler se encontrava em muito pior estado. Os pés haviam sido consumidos por completo; a carne e a pele estavam enegrecidas e queimadas, mas a forma do rosto subsistia e era perfeitamente identificável. Havia um orifício de bala numa das temporas, mas os maxilares estavam intactos.”

O relatório da autopsia dos restos de Hitler tinha uma nota de rodapé que dizia faltar parte do osso do crânio. Esta parte do suposto crânio sô foi encontrada em 1946 durante a “Operação Mito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário