Procurar temas

domingo, 2 de janeiro de 2011

Arqueologia:Primeira casa da época de Jesus é encontrada em Nazaré

Foram encontrados em Nazaré, a algumas dezenas de metros da Basílica da Anunciação, resquícios de uma casa construída na época de Jesus, a primeira descoberta do tipo feita no lugar onde Cristo passou sua infância, anunciou nesta segunda-feira a Autoridade de Antiguidades de Israel. Arqueólogos não traçaram uma ligação direta entre a casa em Nazaré e Jesus.
A construção tinha dois quartos e um pátio com uma cisterna de pedra que armazenava a água da chuva. No local, também foram achados fragmentos de vasilhas de gesso, que só eram usadas pelas famílias judaicas em datas religiosas.
“É uma típica casa na qual viviam judeus. Portanto, Jesus também pode ter morado nela. Nazaré era uma pequena aldeia e, na época da guerra contra Roma, no século I, este recinto pode ter sido usado como refúgio”, pois não houve batalhas no povoado, disse Yardenna Alexandre, que comandou a escavação perto da igreja. “No século II, parece que (a propriedade) deixou de ser utilizada, porque não encontramos nada acima do estrato do primeiro século”, acrescentou Alexandre.
Muitos fiéis cristãos acreditam que quando a mãe de Jesus, Maria, era criança, viveu numa caverna sobre a qual hoje fica a imponente Igreja da Anunciação, em Nazaré.
Arqueólogos trabalham no local onde foram encontrados resquícios de uma casa construída na época de Jesus
Arqueólogos trabalham no local onde foram encontrados resquícios de uma casa construída na época de Jesus

“A descoberta tem enorme importância porque revela pela primeira vez uma casa do vilarejo judaico de Nazaré”, disse Alexandre em comunicado divulgado pela Autoridade de Antiguidades. “A construção que encontramos é pequena e modesta. É provável que seja típica das moradias de Nazaré daquela época”, disse a arqueóloga.
Escavações acontecem no centro de Nazaré
Escavações acontecem no centro de Nazaré

“Até agora já tinham sido encontrados vários túmulos em Nazaré do tempo de Jesus, mas não tinham sido descobertos resquícios de um assentamento na região atribuídos a essa época”. Yardenna descreveu Nazaré, hoje a maior cidade árabe de Israel, com cerca de 65 mil habitantes, como um “pequeno vilarejo” no tempo de Jesus.
Arqueológos trabalham nas escavações em Nazaré
Arqueológos trabalham nas escavações em Nazaré
Fonte: Terra/EFE/Reuters/AFP



Taça com inscrição misteriosa é descoberta em Jerusalém
Uma inscrição misteriosa gravada uma taça de pedra que remonta ao primeiro século do cristianismo foi descoberta em Jerusalém, indicou nesta sexta-feira um dos arqueólogos que participam nas escavações realizadas nas proximidades do palácio de Herodes, o Grande, e do Templo de Jerusalém, destruído no ano 70 pelos romanos.
“Descobrimos uma inscrição de dez linhas em hebreu antigo ou em aramaico em uma taça que aparentemente servia para um ritual de purificação”, indicou à AFP o arqueólogo britânico Shimon Gibson.
Inscrição em Aramaico, do séc. I, encontrada em uma taça de pedra
Inscrição em Aramaico, do séc. I, encontrada em uma taça de pedra
“As letras são legíveis, mas o significado é muito difícil de decifrar”, afirma o pesquisador da Universidade da Carolina do Norte, autor do recente livro “Os últimos dias de Jesus: as provas arqueológicas”.
“É possível que este tipo de taça tenha servido a Jesus para lavar-se ritualmente antes de sua última ceia”, aventou, enfatizando a raridade da inscrição que consta do objeto.
As escavações dirigidas pelos professores Gibson e James Tabor, também da Universidade da Carolina do Norte, são realizadas no Monte Sion, fora das muralhas da Cidade Velha, no limite entre Jerusalém Oriental e a parte oriental da cidade anexada depois de sua conquista por Israel em junho de 1967.
Fonte: Terra/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário