Procurar temas

domingo, 14 de novembro de 2010

Filmes interessantes: Eles vivem (They live)

Eles vivem  (They live)
Sinopse
John Nada (Roddy Piper) é um trabalhador braçal que chega a Los Angeles e encontra trabalho numa fábrica. Durante uma inusitada operação repressiva, a polícia destrói um quarteirão inteiro do bairro miserável em que vive. Na confusão Nada encontra óculos escuros aparentemente comuns, porém ao usá-los consegue enxergar horrendas criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos, bem como as mensagens subliminares que elas transmitem através da mídia em geral. Nada percebe que os invasores já estão controlando o planeta e, juntamente com seu companheiro de trabalho Frank (Keith David), decide se engajar no movimento de resistência, que é perseguido como subversivo pela polícia.

Informações TécnicasTítulo no Brasil:  Eles Vivem
Título Original:  They Live
País de Origem:  EUA
Gênero:  Terror
Tempo de Duração: 94 minutos
Ano de Lançamento:  1988
Site Oficial: 
Estúdio/Distrib.:  Não lançado em DVD no Brasil
Direção: 
John Carpenter
 


Eles Vivem - (THEY LIVE) 1988  - Legendado   Trailler

Bem antes de Matrix tratar sobre realidades paralelas , Jonh Carpenter (The Thing - O enigma do outro mundo) dirigiu esse excelente filme em que retrata a opressão contra as minorias bem como do poder de consumo imposto pelas mídias visuais e auditivas. Tem ótimo ritmo, parte de uma idéia interessante (dominação via mensagem subliminar) e chega a ser um filme "sempre atual", apesar de ter sido feito há 21 anos, pois  ele aborda a posição de domínio das elites sobre a população e seus mecanismos de controle. Mas não pense que por conter toda essa crítica social e política e ainda uma certa dose de filosofia, o filme seja chato ou se alongue demais nessas questões. Pelo contrário, após o protagonista descobrir a verdade, é ação que não acaba mais! São tiros, porrada e reviravoltas a todo momento. O mais interessante é constatar que mesmo sendo um filme pequeno, “Eles Vivem” foi referenciado em diversas outras obras. Em capas de discos de rap, videoclipes, a frase do chiclete que Nada diz ao entrar no banco aparece no jogo de videogame Duke Nukem 3D, e em outro videogame “The Simpsons - Bart Vs. The Space Mutants”, onde Bart Simpson ao colocar um óculos escuros passa a ver quem são os humanos e quem são os alienígenas em Springfield. Mas o momento mais simbólico é quando usando os óculos Nada vê nas mãos de um homem pedaços de papel com as frases : “Este é seu Deus” só que na verdade são notas de dinheiro! [Nota: Entre nesse divertido site e tenha uma idéia de como é a visão através dos óculos: clique aqui]

A intenção original de Carpenter era usar propagandas reais, mas as empresas obviamente não quiseram ter suas imagens associadas a mensagens subliminares e dominação da mente. Aliás a filmagem das cenas foram trabalhosas, a equipe primeiro filmava a visão “real” e depois a visão dos óculos,substituindo os outdoors e placas de sinalização por outras com as tais mensagens subliminares, o interessante é que as pessoas que estavam passando por ali nem se deram conta das tais mensagens de ordem o que foi no mínimo assustador para o diretor. Outro fato interessante é que quando se coloca os óculos passa-se a ver em preto-e-branco. Será Carpenter querendo dizer que a realidade colorida que vemos todos os dias não passa de aparência?

Essa pequena pérola da ficção científica só foi lançada em DVD nos Estados Unidos, por aqui somente saiu em VHS e se você tiver alguma sorte até acha em locadoras com bom acervo ou em algum sebo. Ou veja aqui .Fato é que nunca você enxergará o mundo da mesma forma depois de "Eles Vivem". É como dizem: "a ignorância é uma dádiva", cabe a nós aceitarmos ou não colocar os "óculos". Qual a sua escolha?

Abraços!

Nata

Nenhum comentário:

Postar um comentário