Procurar temas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ciúme entre famosos


                    Brad Pitt, Angelina Jolie e Johnny Depp
Brad Pitt, Angelina Jolie e Johnny Depp
No começo de um relacionamento os homens podem parecer superpreocupados, esforçados e extremamente cuidadosos com a pessoa amada. Mas fique de olho, porque isso pode ser o primeiro sintoma de ciúme. Da mesma maneira que eles não suportam mulheres ciumentas e barraqueiras, as mulheres também não simpatizam com homens exigentes e birrentos. Mas fique tranqüila, porque os famosos também sentem ciúme. E muito!

O casal mais bonito e mais bem pago de Hollywood que o diga. Brad Pitt teria ficado constrangido durante um passeio que fez com Angelina Jolie a um museu de Veneza. Segundo a revista "In Touch Weekly", na ocasião, a atriz teria abraçado Johnny Depp, com quem faz par romântico no filme "The Tourist", pelo pescoço, cena que Pitt preferiu não ver. Porém, não há motivo real para preocupações. Uma pessoa da produção, próxima de Johnny Depp , afirmou que beijar Angelina em frente às câmeras é a coisa menos excitante que ele teria feito durante o ano.

Outra que teria se mordido de ciúmes pelo seu marido foi a própria pivô da cena anterior: Angelina Jolie. Brad Pitt e Angie se conheceram durante as filmagens do longa "Sr. e Sra. Smith". De acordo com "National Enquirer", Brad Pitt teria ligado para Courteney Cox depois de sua separação recente do marido, David Arquette. Uma fonte próxima disse que Angelina não é de tolerar qualquer tipo de amizade entre Brad Pitt e Cox, já que ela e Jennifer Aniston ainda são grandes amigas.

Kristen Stewart, Robert Pattinson e Viggo Mortensen
Kristen Stewart, Robert Pattinson e Viggo Mortensen

Até Robert Pattinson, o vampiro mais assediado do momento, teria ciúmes de sua namorada, a atriz Kristen Stewart, com quem contracena na saga "Crepúsculo". O site "Aceshowbiz" publicou em setembro deste ano que a atriz estaria cansada do ciúme excessivo do seu namorado e que o casal estaria até em crise por causa disso. De acordo com a publicação, Robert não teria gostado das cenas de sexo a três que Kristen teve que fazer para o filme "On the road". "Ele sente muito ciúmes do ator Viggo Mortensen, que contracena com sua namorada", publicou o site.
Segundo uma fonte próxima da atriz ao site, Kristen adora passar o tempo com Robert, no entanto, ela precisava de um tempo para si. "Quando ele visita o set de filmagens não larga do pé dela. Ela é uma mulher independente e gosta de ter tempo para si", disse a fonte.

Joe Jonas, Ashley Greene e Jackson Rathbone
Joe Jonas, Ashley Greene e Jackson Rathbone

Outro filme que vai dar no que falar é "Amanhecer", da saga "Crepúsculo". O longa-metragem promete, desta vez, lua de mel e cenas quentes entre Edward Cullen e Bella Swan. Porém, quem estaria com ciúmes das cenas em que sua namorada, a atriz Ashley Greene, beija Jackson Rathbone durante o filme, seria o cantor Joe Jonas. De acordo com uma fonte do site "DigitalSpy", Joe é muito possessivo em relação a Greene. Por isso, teria ficado chateado com os trechos do longa em que ela, que interpreta Alice Cullen, tem que atuar com Rathbone. O ator interpreta Jasper Hale, namorado vampiro de Alice. "Joe não está nada feliz em ver Jackson beijando Ashley. Ele sabe que é um filme, mas as cenas são muito pesadas e quentes. Joe é mais cantor do que ator e isso é muito novo para ele", disse a mesma fonte ao site.
Outros famosos ciumentos
Madonna com Jesus e Liam Hemsworth com Miley Cyrus (Foto: The Grosby Group)

O relacionamento de Jesus Luz com Madonna chegou ao fim, mas em entrevista à revista "RG Vogue" de março, o modelo garantiu que sentia ciúmes da cantora. “Por mais que esteja morrendo de ciúmes, vou ficar na minha. Sou muito ciumento, mas procuro não exteriorizar”, admitiu. Atualmente, Brahim Zaibat é apontado como o novo namorado de Madonna . O dançarino francês tem 24 anos, a mesma idade do modelo e DJ Jesus Luz.

Por falar em fim de relacionamento, Miley Cyrus está solteira. Após idas e vindas, a atriz finalmente terminou o namoro com o ator australiano Liam Hemsworth em agosto deste nao. O motivo? Segundo site "ShowbizSpy", a estrela de "Hannah Montana", de 17 anos, estaria cansada do excesso de ciúmes de Liam. "Ele não gosta de ver os caras na plateia admirando sua namorada de lingerie", disse a fonte no início de 2010. Desde lá, as brigas do casal vinham se intensificando, e Liam já teria sido visto sozinho há mais dias. "Ele se tornou tão ciumento, que passou a viajar com ela para os shows", acrescentou. A atriz teria reclamado ainda da falta de romantismo do ex. O casal se conheceu no set do filme "The Last Song", em junho de 2009. Em março de 2010, mesmo em meio a boatos de separação, Miley afirmou à revista "Parade" que o ator era "seu primeiro namorado sério".
Joe Jonas, Ashley Greene e Jackson Rathbone
Quem causou maior rebuliço no casamento de Demi Moore e Ashton Kutcher foi Natalie Portman. Segundo a revista "In Touch Weekly", Demi teria ficado com ciúmes e preocupada com a convivência de Kutcher e Portman durane as filmagens do longa "Friends with Benefits". A crise teria começado após Kutcher ter elogiado uma cena de beijo entre os dois. E ainda segundo fontes da revista, Demi teria ficado muito insegura por causa da diferença de 20 anos de idade entre as duas.



Em certas ocasiões o ciúme é tão grande, que deixa as pessoas em verdadeiras saias justas. Henry Beckwith, namorado de Geri Halliwell, que o diga! O casal curtia um passeio em Saint Tropez, na França, quando a cantora começou a discutir com o namorado. A ex-Spice Girl não teria gostado quando percebeu os olhares maldosos de a uma moça que caminhava pelo local. Aí vocês já podem imaginar o resto da cena...



Ciume

Ciúme é uma reação complexa porque envolve um largo conjunto de emoções,  De acordo com os psicólogos israelenses Ayala Pines e Elliot Aronson, ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade."[1]. Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito analitico do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes - o que faz criar tumulto.
Segundo a psicóloga clínica Mariagrazia Marini, esse sentimento apresenta caráter instintivo e natural, sendo também marcado pelo medo, real ou irreal, vergonha de se perder o amor da pessoa amada[2]. O ciúme está relacionado com a falta de confiança no outro e/ou em si próprio e, quando é exagerado, pode tornar-se patológico e transformar-se em uma obsessão.
A explicação psicológica do ciúme pode ser uma persistência de mecanismos psicológicos infantis, como o apego aos pais que aparece por volta do primeiro ano de vida ou como consequência do Complexo de Édipo não resolvido[3]; entre os quatro e seis anos de idade, a criança se identifica com o progenitor do mesmo sexo e simultaneamente tem ciúmes dele pela atracção que ele exerce sobre o outro membro do casal; já na idade adulta, essas frustrações podem reaparecer sob a forma de uma possessividade em relação ao parceiro, ou mesmo uma paranoia.
Nesse tipo de paranoia, a pessoa está convencida, sem motivo justo ou evidente, da infidelidade do parceiro e passa a procurar “evidências” da traição. Nas formas mais exacerbadas, o ciumento passa a exigir do outro coisas que limitam a liberdade deste[4].
Algumas teorias consideram que os casos mais graves podem ser curados através da psicoterapia que passa por um reforço da auto-estima e da valorização da auto-imagem. Porém várias teorias criticam a visão psicanalítica tradicional (exemplo:esquizoanálise).
Outros casos mais leves podem ser tratados através da ajuda do parceiro, estabelecendo-se um diálogo franco e aberto de encontro, com a reflexão sobre o que sentem um pelo outro e sobre tudo o que possa levar a uma melhoria da relação, para que esse aspecto não se torne limitador e perturbador.E voce, já sentiu ciumes assim tambem? 


Ciúme e flerte (Haynes King).



Conjunto de emoções
Ciúme é uma reação complexa porque envolve um largo conjunto de emoções, pensamentos, reações físicas e comportamentos:
  • Emoções - dor, raiva, tristeza, inveja,medo, depressão e humilhação;
  • Pensamentos - ressentimento, culpa, comparação com o rival, preocupação com a imagem, autocomiseração;
  • Reações físicas - taquicardia, falta de ar, excesso de salivação ou boca seca, sudorese, aperto no peito, dores físicas.
  • Comportamentos - questionamento constante , busca frenética de confirmações e ações agressivas, mesmo violentas.

O lado positivo: protege o amor

Nos relacionamentos onde os sentimentos de ciúme são moderados e ocasionais, ele lembra ao casal que um não deve considerar o outro como definitivamente conquistado. Pode encorajar casais a fazer com que se apreciem mutuamente e façam um esforço consciente para assegurar que o parceiro se sinta valorizado[6].
Ciúme potencializa as emoções, fazendo o amor se sentir mais forte e o sexo mais apaixonado. Em doses pequenas e manejáveis, ciúme pode ser um estímulo positivo num relacionamento. Mas quando é intenso ou irracional, a história é bem diferente.

 

O lado negativo: prejudica o amor

Às vezes sentimentos de ciúme podem ficar desproporcionais. Por exemplo, quando um homem provoca uma cena embaraçosa numa festa porque sua mulher aceita um convite para dançar com um velho amigo ou quando uma mulher é tomada de ciúmes excessivos pelo fato de o marido ter uma mulher como chefe no trabalho.
Este tipo de reação pode afetar gravemente uma relação, levando o outro parceiro a sentir-se constantemente pisando em ovos para evitar uma crise de ciúme. O parceiro ciumento, muitas vezes ciente de seu problema, oscila entre sentimentos de culpa e auto-justificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário