Procurar temas

domingo, 11 de setembro de 2011

Filmes: Bala de Prata / A Hora do Lobisomem

Nos anos 80, “A Hora do Lobisomem” (Silver Bullet, 1985) era um filme que fazia sucesso em VHS nas locadoras, apesar do péssimo título nacional iniciado em 1984 com “A Hora do Pesadelo” (“Nightmare on Elm Street”) e seguido em 1985 com “A Hora do Espanto” (“Fright Night”). É muito legal ver Corey Haim atuando dois anos antes de “Os Garotos Perdidos” e ainda não iniciado no vício que veio a matá-lo precocemente; ou Terry O’Quinn duas décadas antes de “Lost”. Porém o que eu mais curti foi ver a transformação do lobisomem sem a utilização de computadores, mas apenas de maquiagem e efeitos especiais. Dino De Laurenttis, o produtor de Conan, O Bárbaro, produziu em 1985 esta adaptação de um livro do escritor Stephen King (Cycle of the Werewolf)



A trama do filme é narrada por Jane Coslaw, a irmã mais velha de Marty (Corey Haim), um garoto paraplégico e meio solitário. A família se muda para o Tarker’s Mills no Maine.Lá Marty faz dois amigos, o tio Red (Gary Busey) e um garoto chamado Brady Kincaid (Joe Wright, diretor de Orgulho e Preconceito, Hanna 2011).
A primeira vitima do monstro

Tudo ia bem na cidade até que as pessoas começam ater mortes estranhas. Primeiro um trabalhador da ferrovia é encontrado morto, depois uma moça grávida e em seguida sua mãe. Quando Brady é morto na floresta, a população passa a achar que tem um assassino a solta e começam a caçar o louco, mas o que eles não sabem é na verdade existe é um lobisomem na cidade.

 
Quando os pais de Jane e Marty têm que sair da cidade por uns dias, eles deixam o tio Red no comando. O tio Red constrói uma cadeira de rodas motorizada para Marty como presente de aniversário.Marty sai no meio da noite para soltar fogos de artifício quando o lobisomem aparece. Marty atira um dos fogos de artifício no olho do lobisomem que foge.No dia seguinte, Marty pede ajuda a sua irmã Jane, que no inicio não acredita no garoto.

Tio Red e a bala de prata
 Jane inventa que esta recolhendo garrafas velhas, uma desculpa para sair batendo de porta em porta na cidade e ver quem esta com um ferimento no olho.Jane passa em todas as casas da cidade e não encontra nenhum suspeito, até parar na igreja e encontrar o reverendo Lester Lowe usando um tapa-olho.O reverendo Lowe percebe que Jane sabe o seu segredo, agora é uma questão de tempo para ele ir atrás da garota e do irmão.




 



Jane e Marty

O reverendo Lowe

Os irmãos convencem o tio Red de que o reverendo Lowe é o assassino. Red pede ajuda ao Xerife Haller (Terry O’Quinn), que vai investigar o reverendo.Quando o xerife Haller encontra as evidencias de que o reverendo é o assassino, ele tenta prende-lo, mas Lowe se transforma no lobisomem e mata o Haller.
Tio Rede pega tudo que tem de prata e faz seis balas de prata. Mais tarde da noite o lobisomem vem para matar Red, Marty e Jane. Depois de muita correria, Marty dá um tiro de bala de prata no outro olho do lobisomem que morre. Jane e Marty ficam mais unidos.






O roteiro é bem fiel ao livro, porém acrescenta várias subtramas que enriquecem a história. Uma das coisas que a narradora diz no começo do filme é que os moradores da cidade se preocupam tanto com os outros quanto com si mesmos, o início dá a impressão de que esta cidade é só alegria, isso é desmentido ao longo de toda a narrativa, quando descobrimos que na verdade o local está cheio de gente mesquinha e preconceituosa. São nas cenas mais isoladas que os personagens revelam o que sentem, o preconceito por Marty ser cadeirante, a pena de sua mãe, a mulher grávida suicida, o policial que sofre pressão, o pai que perdeu o filho. Há uma parte em que este último silencia um policial ao falar sobre justiça com as próprias mãos, esse é apenas um exemplo de diálogo realista onde o telespectador fica tão mudo quanto quem ouve a personagem em cena.

A identidade da fera não é surpresa para ninguém, nem mesmo na obra de King. Mas ao contrário do lobisomem do livro, o psicopata do longa não tem remorso, tornando-se um vilão mais doentio ainda. As cenas em que o monstro ataca não são leves e possuem bastante sangue. O lobisomem é bípede como nas histórias mais antigas e não tem sua aparência revelada na primeira vez, gerando bastante suspense com a câmera em primeira pessoa. Há diversas cenas de terror interessantes, destaque para uma em que todos se transformam em feras dentro da igreja. Silver Bullet continua sendo um ótimo entretenimento que, apesar do tempo, ainda assusta os desavisados.

 
Curiosidades
Na época de seu lançamento nos Estados Unidos, o filme fez um sucesso razoável;
Muitos críticos americanos não gostaram do filme;
Nos Anos 80, o SBT, na época TVS exibiu o filme com dois títulos diferentes, A Hora do Lobisomem (Titulo oficial no Brasil) e Bala de Prata (tradução do titulo original do filme);
Megan Follows (Jane Coslaw) segue sua carreira de atriz e está atualmente nos cinemas no filme Eu Sou o Número 4.




Informações Técnicas
Título no Brasil: A Hora do Lobisomem / Bala de Prata
Título Original:  Silver Bullet
País de Origem:  EUA
Gênero:  Terror
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento:  1985
Site Oficial: 
Estúdio/Distrib.:  Universal Filmes
Direção:  Daniel Attias


Um bom filme que merece ser revisto!




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário