Procurar temas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Acidentes fatais ou não em sets de filmagens

A gente já sabe que pra se produzir um filme em Hollywood muitas das vezes são gastos milhões e milhões, tá certo que alguns gastam bem pouquinho e são até bem rentáveis. Mas sabemos também que para o destino não existem milhões e se um acidente tiver que acontecer vai acontecer, seja ele em casa, na rua ou até mesmo nos sets de filmagens de algum filme. Por isso vamos conferir agora alguns acidentes que aconteceram em sets de filmagens.

The Twillight Zone - 1983


Durante as filmagens de um segmento do filme Twilight Zone (1983), produzido por Steven Spielberg, os atores Vic Morrow e os atores mirins Myca Dinh Le (De 7 anos) e Renee Shin-Yi Chen (De 6 anos) morreram em um acidente de helicóptero a ser utilizado numa cena. O helicóptero estava voando a uma altitude de apenas 8 metros, o que era insuficiente para evitar as explosões pirotecnicas utilizadas.Quando o rotor da cauda foi avariado por um disparo, o helicóptero comecou a girar fora de controle e caiu, decapitando Vic e Myca com as suas lâminas. Renee foi esmagado até a morte quando o helicóptero caiu. Todos dentro do helicóptero sobreviveram com alguns ferimentos leves.
Na foto acima vemos a cena que seria do helicóptero, onde está Morrow e as crianças e logo abaixo o que restou do helicóptero logo após o acidente.
Video real do acidente





Top Gun - 1986


O filme de Tom Cruise famoso no mundo inteiro, foi feito em memória de Art Scholl. Um renomado piloto acrobata, Art Scholl de 53 anos, foi contratado para fazer as cenas de vôo mais perigosas do filme. Quando ele subiu no seu Pitts S-2, avião-câmera, no set de Top Gun - como muitas vezes ele fizera antes - ele não tinha idéia do triste destino que o aguardava.Durante a cena, Scholl relatou um problema com o avião; ele não foi capaz de resolver o problema e bateu seu Pitts S-2 no Oceano Pacífico, na costa sul da Califórnia, em 16 de setembro de 1985. Nem Scholl nem o avião foram recuperados, deixando a causa do acidente como desconhecida.



Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel - 2001

O primeiro filme da aclamada trilogia deu muito trabalho para seus realizadores. Logo no primeiro dia de filmagens, um figurante de Hobbit deslocou o ombro. Os acidentes não pararam por aí: Viggo Mortensen quebrou um dente numa cena de batalha; Orlando Bloom fraturou a costela ao cair de um cavalo; Sean Astin pisou em um caco de vidro e teve que ser levado ao hospital antes das gravações serem retomadas. A equipe de câmeras caiu em um rio e os equipamentos acabaram danificados. John Rhys-Davies desenvolveu uma reação alérgica por conta de sua pesada maquiagem. Por fim, dezenas de figurantes foram retirados das gravações com sintomas de ensolação.


Triplo X - 2002
Harry L. O’Connor, dublê de Vin Diesel no filme, foi morto ao descer de rapel para pousar em um submarino. Ele não conseguiu fugir de uma ponte que caía em sua direção. A morte foi filmada pelo diretor Rob Cohen, que ainda incluiu partes da cena na edição final do longa-metragem.


Tróia - 2004

O que poderia dar errado em uma zilionária produção épica, estrelando Brad Pitt, Orlando Bloom e Diane Kruger? Ironicamente, durante a filmagem de Tróia, Brad Pitt, no papel de Aquiles, teve um acidente durante a produção e rompeu o seu tendão de Aquiles esquerdo.

Mas o pior ainda estava por vir, quando George Camilleri, um sagaz fisiculturista, quebrou sua perna enquanto filmava uma cena de ação. Ele foi operado no dia seguinte, mas sofreu complicações e faleceu 2 semanas depois.
E se você pensa que acabou por ai, quando estavam filmando no México tiverem que aguentar dois furacões em menos de um mês; o último furacão veio na última semana de produção, quando tudo estava praticamente empacotado. Apesar disso, o filme continuou a ser filmado e se tornou em um grande sucesso.


Sim, Senhor - 2008

Após se empolgar muito em uma cena, Jim Carrey acabou quebrando a costela. Mesmo assim, terminou de gravar antes de ser encaminhado ao hospital.


Jumper - 2008
Enquanto desmontava um set simulando o clima de inverno para o filme de ficção científica Jumper, estrelado por Samuel L. Jackson, David Ritchie foi atingido fatalmente por detritos congelados. Investigadores descobriram depois, que a areia e a terra congeladas na parede para efeitos de design exterior se despregaram enquanto o set estava sendo rasgado, caindo e sobrepujando Ritchie.
O filme continuou sendo filmado, eventualmente recebendo críticas generalizadas e opiniões negativas de críticos.


 Brandon Lee - O Corvo (o filho de Bruce Lee, quando começava a despontar para o sucesso. numa cena onde seria baleado, foi atingido pelo que deveria ser um tiro de festim,  no estômago e morreu poucas horas mais tarde no hospital. o diretor e a família do ator insistiram em que filme fosse completado e o estúdio acabou concordando. as cenas restantes foram feitas com um dublê e o rosto de Brandon foi inserido digitalmente)

 Marilyn Monroe - Something's Got to Give (Marilyn estava numa fase complicada. cheia de problemas, vários abortos, abuso de remédios e causando problemas nas filmagens. o diretor George Cukor chegou a demiti-la e escalar Lee Remick para seu lugar, mas o ator Dean Martin, que tinha por contrato poder de escolher sua co-estrela, exigiu a diva. antes de voltar ao set, ela morreu devido a uma overdose de barbitúricos e o filme jamais foi completado. dele ficou famosa a cena de Marilyn nua na piscina)


 Natalie Wood - Projeto Brainstorm (a bela Natalie fez sucesso no cinema, desde criança. estava filmando este suspense, dirigido pelo gênio dos efeitos especiais Douglas Trumball, apostando que ele daria novo impulso à sua carreira. mas durante o feriado de Ação de Graças, ela saiu numa lancha com o marido, Richard Wagner e o amigo Christopher Walken e, num acidente mal explicado, ela, que não sabia nadar, caiu no lago e morreu afogada. os produtores preferiam ficar com o dinheiro do seguro, mas o diretor batalhou para completá-lo e conseguiu. mas o filme fracassou nas bilheterias)

 Oliver Reed - Gladiador (Reed fez seus melhores filmes na década de 70, mas seus excessos por conta de bebida, o relegaram a pepéis secundários. em 1999 conseguiu um de seus melhores papéis em anos, de 'Proximo' no clássico de Ridley Scott. mas durante as filmagens em Malta, teve um ataque cardíaco fulminante, quando bebia com amigos num bar. a solução do diretor foi utilizar a tecnologia, inserindo a cabeça de Reed no corpo de um dublê, sem que ninguém desse conta da montagem. resultado, 5 Oscars, incluindo melhor filme)


  Tyrone Power - Salomão e a Rainha de Sabá (Power foi um dos atores mais populares do cinema, nas décadas de 30 e 40. em 1958 vinha de mais filmes de sucesso, quando filmava uma cena de duelo de espadas na Espanha, teve um ataque do coração fulminante, que o matou. o diretor King Vidor foi autorizado a substituir o ator por Yul Brynner e, assim, completar o filme. se você reparar bem nas cenas de duelo, vai notar Tyrone nelas)


 River Phoenix - Dark Blood (com apenas 23 anos, River já era um grande astro, quando morreu de overdose de drogas variadas, na noite de Halloween. ele estava filmando este suspense, que já tinha 90% das cenas gravadas, mas faltavam várias cenas cruciais do ator. o diretor tentou convencer os produtores de refazer o filme com outro ator, mas o material acabou mesmo nas prateleiras e o filme jamais foi terminado)

Saratoga Poster Jean Harlow - Saratoga (Jean foi a primeira grande sex symbol do cinema, loira platinada e linda, era uma grande estrela. em 1937, ela começou a filmar esta comédia romântica com Clark Gable. quando estava 90% pronto, ela começou a passar mal e depois de uma semana morreu com apenas 26 anos de idade. versões dizem que sua mãe, adepta de uma religião chamada Ciência Cristã, não permitiu que ela fosse tratada. internada não resistiu e morreu em decorrência de problemas renais, possivelmente causados pelas agressões que sofrera do marido. as cenas que faltavam ser feitas foram filmadas por uma dublê de costas. o filme foi um sucesso)

 Heath Ledger - O Mundo Imaginário do Dr.Parnassus (quando Ledger morreu de overdose de remédios aos 28 anos, o diretor Terry Gilliam não havia filmado metade das suas cenas. a solução foi genial: aproveitando o clima onírico do filme, o personagem ganhou outros três intérpretes - Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law -, que se alternavam, sem maiores explicações. o filme ficou ainda melhor e serviu de homenagem ao ator)

 James Dean - Assim Caminha a Humanidade (quando Dean morreu num acidente de carro aos 24 anos, 'Giant' ainda estava sendo filmado. na época divulgou-se que ele já havia completado sua participação, mas uma de suas cenas mais importantes, um discurso, estava inaudível e teria que ser refeita. o diretor George Stevens teve que remontar várias cenas, para salvar o filme. o filme foi um grande sucesso e Dean foi indicado ao Oscar por ele)

 John Candy - Dois Contra o Oeste (o comediante gordinho Candy estava gravando em Durango, México, no começo de 1994, quando teve um ataque cardíaco e morreu. ele já havia completado a maioria de suas cenas, mas o roteiro teve que ser reescrito, para eliminar as cenas que faltavam e as que eram imprescindíveis foram gravadas com dublê de costas. a comédia foi lançada um ano depois, com críticas negativas e fracasso de bilheteria)




Nenhum comentário:

Postar um comentário