Não existem somente Teorias da Conspiração estrangeiras a povoar o nosso imaginário, já que temos criatividade e malícia suficientes para inventar as nossas próprias e propalá-las através do maior mecanismo difusor de Fakes já criado: a Internet.
Vamos a algumas das principais e deliciosas Teorias da Conspiração Tupiniquins que, pasmem, muita gente repete como se fossem verdades oriundas da sua própria lavra:
1) O Brasil se vendeu e perdeu propositalmente a copa de 1998 na França.
Na época, uma lista de “evidências” circulou Internet a fora através deste email:
» Teorias da Conspiração: o Brasil foi comprado?
2) O voo 1907 da Gol foi abatido por um míssil americano, com o objetivo de destruir um protótipo industrial brasileiro.
A misteriosa colisão de aviões em cima da floresta mato-grossense estimula a imaginação dos conspiradores de plantão: “A queda do avião da Gol não teria sido causada pelo choque contra a aeronave Legacy fabricada pela Embraer, mas em virtude do impacto de um míssil norte-americano lançado por ordens da CIA, porque um dos passageiros do voo 1907 trazia de Manaus informações científicas ultrassecretas, na área de baterias à base de vírus, que teriam revolucionado os métodos de produção de energia barata e limpa”.
» Voo 1907: tragédia, conspirações e vigarices.
3) Presidente Jucelino Kubitchek foi assassinado pelos militares.
Será que o acidente de carro que matou o criador de Brasília foi tão acidental assim? Esta versão conspiratória lança as culpas sobre os representantes da ditadura militar.
» A morte de Jucelino.
4) Os americanos explodiram a base de lançamentos de foguetes em Alcântara.
Os EUA teriam interesse em inviabilizar o lançamento de Veículos Lançadores de Satélites (VLS) por outros países, para afastar potenciais concorrentes na exploração do bilionário mercado de transporte de satélites.
» Sabotagem do Tio Sam
5) O Presidente Castello Branco foi assassinado.
A impressionante colisão do caça da FAB contra o bimotor do Marechal Castello Branco, que resultou na morte do primeiro presidente do Brasil na era da ditadura militar, suscita até hoje dúvidas e alimenta teorias conspiratórias sobre as verdadeiras causas do acidente.
» A segunda morte de Castello Branco.
6) A Amazônia foi tomada pelos americanos.
A dificuldade de controlar um espaço geográfico tão vasto como a Amazônia, acicata as imaginações e origina suspeitas de que dentro da floresta são os americanos que dão as cartas.
» Internacionalização da Amazônia é tema recorrente em escolas militares.
7) Militares americanos têm bases militares na Amazônia.
Desde meu tempo de serviço militar tenho ouvido falar das famosas bases militares subterrâneas, que o Exército brasileiro sabe, mas não toma nenhuma providência por causa de “ordens vindas lá de cima”.
» Globalização, militarismo norte-americano e Amazônia.
8) A demarcação da reserva Raposa Terra do Sol dará origem a uma nação socialista Ianomâmi independente.
A imensa reserva demarcada pelo governo federal reconheceu pela primeira vez na história deste país o direito dos autóctones terem a sua própria nação... e suscitou inúmeras teorias conspiratórias sobre quem serão os verdadeiros donos destas terras.
» A República Ianomâmi.
9) Tancredo Neves foi assassinado (48.000 resultados no Google).
Diversas suposições conspiratórias dão conta da morte de Tancredo pelos militares que não queriam que ele assumisse o poder.
» O assassinato de Tancredo Neves.
10) A Xuxa fez um pacto com o diabo (87.800 resultados no Google).
A teoria conspiratória brasileira que mais enche as galerias do You Tube versa sobre o suposto pacto da Rainha dos Baixinhos e Satanás. Para comprovarem as suas teorias, os conspiratórios lançam mão de todos os recursos de vídeo, inclusive o de rodar as suas músicas ao contrário.
» Um dos milhares de vídeos sobre o pacto da Xuxa no You Tube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário