Os gigantes EKRANOPLANOS, uma herança da Guerra Fria que pode tornar-se um popular meio de transporte.
Foto atual de um dos últimos protótipos de Ekranoplanos russos remanescentes: o Lun (Década de 80)
Inventados pelo russo Rostislav Alexeyev (1916-1980), pode-se dizer que os EKRANOPLANOS são "Barcos que voam", aproveitando-se do "efeito solo", que permite que eles voem sobre o mar a uma altura média de 3 metros.
O nome Ekranoplano teve origem na expressão russa Ecranniy, que significa "efeito solo".
O nome Ekranoplano teve origem na expressão russa Ecranniy, que significa "efeito solo".
Teoricamente seria possível construir Ekranoplanos várias vezes maiores que o Airbus A380
Linhas futuristas no Bartini VVA-14, hoje abandonado nos arredores de Moscou
O VVA-14 em seus grandes momentos da Década de 70
Mas não foi esta a principal característica que inspirou as pesquisas secretas russas. Como os Ekranoplanos voam quase na "linha da água", eles tornam-se invisíveis a qualquer sistema de Radar (mesmo os mais modernos).
Modelo Orlionok (Década de 70-80)
Sua capacidade de carga seria também um ótimo meio de transportar tropas para ataques-surpresa, ou então levar mísseis até o ponto de lançamento.
Esta foto mostra bem as dimensões assustadoras das máquinas.
Modelo KM, o "rei dos Ekranoplanos"
A Rússia executou uma série de projetos desde os anos 50 até 90.Talvez se a Guerra Fria não tivesse existido, os Ekranoplanos seriam hoje o meio de transporte intercontinental mais comum do Planeta.
O maior protótipo, o KM, conhecido como "Montro do Mar Cáspio"
Os projetos de Ekranoplanos foram recentemente "redescobertos", e várias empresas estão começando a intreressar-se por Projetos Comerciais para transporte intercontinental de passageiros e cargas, numa época em que cresce cada vez mais a demanda por este tipo de transporte.
A Boeing já anunciou pesquisas nesta área. Quem sabe em pouco tempo estaremos indo para a Europa deslizando sobre o Atlântico, junto com milhares de pessoas. Poderia ser uma boa alternativa aos aeroportos e vôos lotados.
Modelos mais arrojados foram projetados
A Boeing já anunciou pesquisas nesta área. Quem sabe em pouco tempo estaremos indo para a Europa deslizando sobre o Atlântico, junto com milhares de pessoas. Poderia ser uma boa alternativa aos aeroportos e vôos lotados.
Quadro com os modelos de Ekranoplanos Russos testados durante a Guerra Fria
Em 2008, a Rússia também anunciou a retomada dos Projetos de Ekranoplanos, e como já é detentora de praticamente toda a tecnologia nesta área, saiu na frente novamente. Seu modelo BE-2500 é um desenvolvimento do Modelo KM, com mais de 100 metros de comprimento (50% maior que um Boeing Jumbo 747). Não há ainda registro de sua construção. Vamos esperar...
BE-2500, o Ekranoplano da Era Digital
Rostislav Alexeyev, o inventor dos Ekranoplanos, uma vítima da ânsia militarista russa,
a qual impediu que seu invento hoje fosse um dos mais populares meios de transporte
Concepção Artistíca dos Ekranoplanos que poderemos ver em nosso portos em alguns anos
Viagens Intercontinentais a 800 km/h, sem pressurização ou turbulências
(É bem provável que as hélices sejam substituídas por turbinas...)
(É bem provável que as hélices sejam substituídas por turbinas...)
Assista a um vídeo sobre estas máquinas fantásticas, com o Modelo KM em pleno "vôo"
Saiba mais em
Troo
ResponderExcluir