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sábado, 8 de janeiro de 2011

Os gigantes EKRANOPLANOS

Os gigantes EKRANOPLANOS, uma herança da Guerra Fria que pode tornar-se um popular meio de transporte.



Foto atual de um dos últimos protótipos de Ekranoplanos russos remanescentes: o Lun (Década de 80)

Numa base abandonada às margens do Mar Cáspio, na Rússia, encontram-se os restos de uma das mais interessantes e impressionantes experiências secretas da Guerra Fria: Os EKRANOPLANOS


Testes do Modelo KM às margens do Mar Cáspio

Inventados pelo russo Rostislav Alexeyev (1916-1980), pode-se dizer que os EKRANOPLANOS são "Barcos que voam", aproveitando-se do "efeito solo", que permite que eles voem sobre o mar a uma altura média de 3 metros.


O nome Ekranoplano teve origem na expressão russa Ecranniy, que significa "efeito solo".


Teoricamente seria possível construir Ekranoplanos várias vezes maiores que o Airbus A380

Estes gigantes podem alcançar velocidades de até 800 km/h sobre a superfície da água, permitindo transportar grandes quantidades de carga, com menor consumo de combustível que um avião convencional.




Linhas futuristas no Bartini VVA-14, hoje abandonado nos arredores de Moscou


O VVA-14 em seus grandes momentos da Década de 70


Mas não foi esta a principal característica que inspirou as pesquisas secretas russas. Como os Ekranoplanos voam quase na "linha da água", eles tornam-se invisíveis a qualquer sistema de Radar (mesmo os mais modernos).


Modelo Orlionok (Década de 70-80)


Sua capacidade de carga seria também um ótimo meio de transportar tropas para ataques-surpresa, ou então levar mísseis até o ponto de lançamento.


Esta foto mostra bem as dimensões assustadoras das máquinas.
Modelo KM, o "rei dos Ekranoplanos"


A Rússia executou uma série de projetos desde os anos 50 até 90.Talvez se a Guerra Fria não tivesse existido, os Ekranoplanos seriam hoje o meio de transporte intercontinental mais comum do Planeta.



O maior protótipo, o KM, conhecido como "Montro do Mar Cáspio"

Os projetos de Ekranoplanos foram recentemente "redescobertos", e várias empresas estão começando a intreressar-se por Projetos Comerciais para transporte intercontinental de passageiros e cargas, numa época em que cresce cada vez mais a demanda por este tipo de transporte.



Modelos mais arrojados foram projetados




A Boeing já anunciou pesquisas nesta área. Quem sabe em pouco tempo estaremos indo para a Europa deslizando sobre o Atlântico, junto com milhares de pessoas. Poderia ser uma boa alternativa aos aeroportos e vôos lotados.


Quadro com os modelos de Ekranoplanos Russos testados durante a Guerra Fria

Em 2008, a Rússia também anunciou a retomada dos Projetos de Ekranoplanos, e como já é detentora de praticamente toda a tecnologia nesta área, saiu na frente novamente. Seu modelo BE-2500 é um desenvolvimento do Modelo KM, com mais de 100 metros de comprimento (50% maior que um Boeing Jumbo 747). Não há ainda registro de sua construção. Vamos esperar...

BE-2500, o Ekranoplano da Era Digital


Rostislav Alexeyev, o inventor dos Ekranoplanos, uma vítima da ânsia militarista russa, 
a qual impediu que seu invento hoje fosse um dos mais populares meios de transporte


Concepção Artistíca dos Ekranoplanos que poderemos ver em nosso portos em alguns anos
Viagens Intercontinentais a 800 km/h, sem pressurização ou turbulências
(É bem provável que as hélices sejam substituídas por turbinas...)


Assista a um vídeo sobre estas máquinas fantásticas, com o Modelo KM em pleno "vôo"


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