Procurar temas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Os 10 flmes mais polêmicos de todos os tempos

De vez em quando um filme mesmo antes de estrear  provoca grande controvérsia ao redor do mundo e, em alguns casos, o filme acaba sendo banido. Esta é uma lista dos dez filmes que causaram mais polêmica  e   muitos deles ainda são controversos até hoje. Muitas pessoas acabam por não assisti-los por que se sentem incomodadas, mas todos valem a pena!


10.  Último Tango em Paris [Bernardo Bertolucci, 1972]


 A História: Enquanto procura um apartamento, Jeanne, uma jovem parisiense bonita, encontra Paul, um americano expatriado misterioso,em luto pelo recente suicídio de sua esposa.Instantaneamente atraídos um pelo outro, eles têm um caso tempestuoso e apaixonado, em que não revelam seus nomes um  para o outro. Sua relação afeta profundamente suas vidas enquanto Paulo luta contra a morte de sua esposa e Jeanne se prepara para casar com seu noivo.

 Com Marlon Brando e  Maria Schneider-que morreu recentemente.
 A Controérsia: A crítica e o público dividiram opinioes sobre este Rated X psicodrama erótico. Tanto na descrição do filme , como no nu ,gritante dos protagonistas , seu amor animalesco que chocou alguns e  acabou por levar o diretor e as estrelas a  um tribunal italiano, por acusações de obscenidade.
Hoje seria um exagero,mas mesmo 30 anos depois ainda impressiona.


9. Natural Born Killers -Assassinos por Natureza [Oliver Stone, 1994] 



  A História: As desventuras de Mickey e Mallory , párias, amantes e assassinos em série.  Eles viajam pela Rota 66  conduzindo uma carnificina em massa não por dinheiro, não por vingança, apenas por diversão.  Glorificados pela mídia, se tornaram lendários heróis populares, a sua  história  foi contada pela única pessoa que  sobreviveu a  um dos seus massacres.

Com  Juliette Lewis e Woody Harrelson
 A controvérsia: Embora projetada como uma sátira sobre a mídia, o filme inspirado em assassinos reais gerou assassimos copycats que buscam seus próprios 15 minutos de fama, alguns até mesmo usando imagens e diálogos do filme. Mais de 12 assassinatos em os EUA e no exterior têm sido associados a Killers. Uma família de uma  vítima tentou processar Stone e Warner Bros .
Quando eu tive esse filme na locadora ,ele tinha muita saida,mas me impressionava ver que as vezes apareciam ''fâs'' ,que locavam o filme várias vezes...


8. O Nascimento de uma Nação [DW Griffith, 1915]


 A História:Os  Dois irmãos, Phil e Ted Stoneman, em visita a seus amigos em Piemonte, na Carolina do Sul , a família de Cameron. Essa amizade é afetada profundamente  pela guerra civil pois tanto os Stonemans  quanto os  Camerons devem juntar-se aos exércitos  de frente. As conseqüências da guerra nas suas vidas são mostradas em conexão com os principais eventos históricos, como o desenvolvimento da Guerra Civil em si, o assassinato de Lincoln eo nascimento da Ku Klux Klan.
 A controvérsia:  As  imagens discrimanatorias de Afro- americanos,sexo raivoso, e da Ku Klux Klan como salvadores heróicos, provocou protestos em todo o país pela NAACP nascente. Ele também se tornou uma ferramenta de recrutamento da  KKK .Censura ,debates e protestos têm perseguido o filme em releases posteriores e quando foi adicionado ao National Film Registry em 1993.


7. A Última Tentação de Cristo [Martin Scorsese, 1988]

. A História: O filme mostra um  Jesus ,carpinteiro , em  Nazaré, atormentado pelas tentações de demónios,  pela culpa  por fazer cruzes para os romanos, e a chamada constante de Deus, prepara-se para encontrar Deus e seguir o  seu destino. Mas à medida que se aproxima do cumprimento de sua missão, ele deve enfrentar a maior tentação: a vida normal de um homem bom. Foi baseado , não nos Evangelhos, mas no romance de Nikos Kazantzakis "do mesmo nome.

Jesus Cristo é vivido por Willem Dafoe
 A controvérsia: Os fundamentalistas religiosos promoveram  piquetes e ameaçaram boicotes semanas antes de seu lançamento.Um grupo se ofereceu para comprar o filme de US $ 6,5 milhões da Universal para o destruir.Alguns cinemas e posteriormente, Blockbuster, se recusaram  a exibi-lo .Ah, e os franceses aboliram o filme também.  
Eu particularmente,achei muito bom,mais verdadeiro,autentico,mostra Jesus humano,com desejos e medos de um homem que sabe qual será seu destino.Apesar de não seguir a Biblia(e por isso ter gerado tanta revolta) ,acho plenamente possivel que tenha havido questionamentos e medos ...é uma visão interessante.


6. JFK [Oliver Stone, 1991]



A História:  Foca  nos detalhes das ações de Nova Orleans onde  o  promotor Jim Garrison investiga o assassinato do presidente John F. Kennedy em Dallas, Texas, em 1963.Garrison é extremamente desconfiado da história oficial apresentada pelo FBI e descobre  posteriormente fatos que  o levam a suspeitar que há mais à história que o público  não sabe  para ser contada.

Com Kevin Costner e Leonardo DiCaprio

   A controvérsia: Alguns  o viram como  uma interpretação à base de teorias sem fundamento de Stone,  mas levantando muitas duvidas  sobre a  verdade -Resultado: um ato de 1992 do Congresso para liberar os documentos classificados (que não revelou nada).


5.Garganta Profunda -Gerard Damiano,




A História: A história de Linda, frustrada com sua vida sexual ,extremamente monotona que a deixa insatisfeita,ela procura ajuda médica.O médico informa que a razão de seu problema é que o clitóris é erroneamente situado no fundo de sua garganta - mas há um remédio muito simples, que o médico, e vários outros homens, vão demonstrar ...
 A controvérsia: Intelectuais defenderam o filme  se baseando na Primeira Emenda, embora os líderes conservadores conseguiram proibir sua exibição em muitos lugares e  levar  o diretor a julgamento por acusações de obscenidade. Lovelace ,a atriz  posteriormente denunciou o filme, afirmando que durante as filmagens  "havia uma arma na sua cabeça."
Campeão de locação por mais de 15 anos na minha loja também.Acho que tinha uma ''História'' e isso na epoca já era estranho para um filme erótico.



4. Fahrenheit 9/11 [Michael Moore, 2004] 





A História: Neste filme, Michael Moore vira seus olhos sobre George W. Bush e sua Guerra ao Terrorismo  .Ele ilustra seu argumento sobre o ex presidente com ligações profundas à casa real de Saud da Arábia Saudita e os Ladins. Bin foi eleito em circunstâncias fraudulentas e passou a erro por meio de suas funções, ignorando as advertências da traição iminente de seus parceiros estrangeiros.
 A controvérsia: O documentário acendeu o estopim da asa direita de América, detonando protestos e campanhas de ódio para proibi-lo (sem dados). Moore foi o primeiro a romper a moratória post-9/11 sobre Bush 
Muito bem colocada as suspeitas,e foi muito bem recebido pelo público .Um documentário que deu bilheteria de filme pipoca!



  3. Salò [Pier Paolo Pasolini, 1975] 





 A História: Situado no Nazi-controlado, italiano norte do Estado de Salo em 1944, quatro dignitários completam dezesseis exemplares perfeitos de jovens e os levam  juntamente com guardas, agentes e soldados para um palácio perto de Marzabotto. Além disso, há quatro mulheres de meia-idade: três delas contam histórias despertando enquanto a quarta as acompanha ao piano.A história é em grande parte ocupada com  os contos e  as histórias de Dante e de Sade: o Círculo das Manias, o Círculo da Merda eo Círculo do Sangue.Depois disso, os jovens são executados enquanto cada libertino toma o seu turno como voyeur.
 A controvérsia: O filme causou indignação em todo o mundo quando foi lançado em 1975, e provou ser uma batata quente para as placas de certificação filme.  Na Grã-Bretanha, o primeiro cinema  com versão sem cortes que exibiu o filme, em 1977 foi invadido pela polícia.Uma versão muito cortada foi mostrada  a  seis anos atrás, quando o British Board of Film Classification decidiu reclassificar o filme.
Esse era ''punk'' ,filme pra fechar os olhos!



2. Laranja Mecanica [Stanley Kubrick, 1971]


A História: Em uma Grã-Bretanha futurista, uma gangue de adolescentes passam em fúria a cada noite, promovendo o espancamento e estupro de vítimas indefesas. Depois de um dos meninos se revoltar contra a  gangue, eles o nocalteiam e o deixam para a polícia encontrar. Ele concorda  em tentar  uma "terapia de aversão" para encurtar a sua sentença de prisão.Quando ele finalmente foi solto, ele passa a odiar a violência, mas o resto dos membros de sua quadrilha ainda estão atrás dele
.
Com  Malcolm Mcdowell no papel de sua vida.
 A controvérsia: É o primeiro filme conseguiu uma classificação Xnos cinemas americanos e foi considerado pornográfico em todos os EUA.Mas isso não foi nada comparado com a sua recepção no Reino Unido: Alvoroço Social e relatórios de crimes copycat   levaram  Kubrick a retirar Laranja Mecânica da distribuição em seu país de adoção. Não foi oficialmente disponível lá  - nos cinemas ou em vídeo - até 2000, um ano após a morte de Kubrick.
Acho um classico,já fiz inclusive estudos sobre ele na faculdade,incomoda porque mostra os efeitos de uma lavagem cerebral.



1. A Paixão de Cristo [Mel Gibson, 2004]



 A História: A Paixão de Cristo  se concentra  nas ultimas 12 horas de Jesus de Nazaré. O filme começa no Jardim do Getsêmani, onde Jesus vai orar após a sessão da última ceia.Traído por Judas Iscariotes, Jesus é então preso e levado dentro das muralhas de Jerusalém, onde os líderes dos fariseus irão confrontá-lo com acusações de blasfêmia e os resultados de seu julgamento em uma condenação à morte.

Jesus Cristo é vivido por  Jim Caviezel
  A controvérsia: A intenção de Gibson  era uma representação agressiva do sofrimento de Cristo em favor da humanidade.O que resultou, no entanto, foi a ignição de um incêndio de guerra da culturaL inigualável na história de Hollywood. Durante meses antes de seu lançamento, "A Paixão de Cristo'' foi  repudiado por ser um  filme simplesmente brutal, mas por parecer comprometido com o sentimento anti-semita.
Num pais como os EUA ,com tantos judeus,isso pegou mal.
Novamento defendo o direito de expressão,provavelmente Jesus sofreu horrores mesmo,não deve ter sido poupado de nenhum exagero,pois se tratava de um lider ,o maior,que estava incomodando a alta cupula.
Mostrar a verdade realmente incomoda..e sangue parece que so é aceito em filmes de luta ,onde a agressão é divertimento.
Jesus limpinho ,branquinho é mais comodo de se assistir...


                      Sugestões dos leitores para complementar a matéria:

                                    Holocausto Canibal (1980)

Texto do Holocausto Canibal pelo Blog http://cinemafiablog.wordpress.com




A História: Holocausto Canibal. Provavelmente poucos de vocês ouviram falar desse, que foi um dos mais polêmicos filmes já lançados. Dos poucos que ouviram, contam-se nos dedos os que tiveram a coragem e o sangue frio de resistir até o final. Até aí tudo bem. Fazer um filme polêmico está ao alcance de todos, daí a ser preso por sua realização é algo que ninguém espera. Foi o que aconteceu com o diretor italiano Ruggero Deodato após as inúmeras controvérsias geradas pela estréia de Holocausto Canibal em 1980.
Mas do que se trata o filme? Depois do desaparecimento de quatro jovens cineastas que realizavam a produção de um documentário na Amazônia, o professor da Universidade de Nova York, Harold Monroe (Robert Kerman), parte em busca da verdade sobre o que aconteceu aos documentaristas. Lá, estabelecendo contato com tribos selvagens, e de uma maneira bastante cordial, consegue recuperar os rolos de filme utilizados pelos cineastas, e retorna à cidade. Mas as imagens ali encontradas não foram nada agradáveis. Os quatro jovens foram brutalmente assassinados e devorados por canibais.

A Controvérsia: Aí está a polêmica do filme.  A forma como Deodato nos mostra isso é tão real, que muitos acreditaram que os atores realmente foram mortos. Essa crença foi fortalecida pelo fato de existir um contrato firmado entre diretor e elenco, estabelecendo que estes só poderiam mostrar as caras em qualquer instrumento de mídia depois de um ano da estréia do filme. Estreado em Milão, após dez dias a produção foi confiscada e Deodato preso, tendo que enfim, provar que as mortes não foram reais – apresentando os atores em um programa de televisão italiano – explicando como foram feitas. Todavia, são inegáveis as mortes de animais. Estas realmente aconteceram, sendo a produção duramente criticada.

Não assista se não tiver barriga forte. Um filme realmente pesado.

Em uma carta que Sergio Leone (grande diretor italiano) escreveu para Deodato dizia: “Querido Ruggero, que filme! A segunda parte é uma obra mestre de realismo cinematográfico, mas tudo parece tão real que acho que te meterás em vários problemas”


O anticristo -Lars Von Trier



Esqueça a crítica ferrenha aos Estados Unidos. Apague, por alguns minutos, da sua mente o movimento Dogma e sua "naturalidade". Lars Von Trier deixou tudo isso de lado para fazer seu mais novo filme, Anticristo, um terror psicológico, marcado por todos os pesadelos que teve durante os dois anos que passou em depressão. O filme estreou nos cinemas brasileiros nesta sexta-feira, dia 28, e já coleciona polêmica – território onde ele costuma andar com destreza em todos os seus trabalhos – desde a exibição no Festival de Cannes

Apesar de o diretor deixar de lado suas abordagens políticas, a ironia é a mesma de sempre: a mais cruel e refinada, com direito a cenas de mutilação genital, sexo explícito e questão “Deus realmente existe?”. E é justamente munido desse sarcasmo, que von Trier apresentou o filme nas coletivas em Cannes, auto-intitulado "o melhor diretor do mundo".

Diante das insistências para que explicasse o filme, foi vago nas respostas e soltou farpas como "eu não me preocupo com a audiência quando faço um filme" ou "foi Deus que me fez escolher essa história e realizar esse filme agora", além de elegê-lo o mais importante da sua carreira. Não é de se espantar, afinal Anticristo nasceu de todos os demônios que ele enfrentou nos anos de seu terror psicológico. O caos reina na história vivida pelos excelentes Charlotte Gainsbourg, premiada com a Palma de Ouro, e William Dafoe.
Lars Von Trier agora oficialmente banido pelo seu comentário simpatizante do Nazismo ,continua gerando polemica...

Fonte: ponto.com.br

  





Fonte aqui !
                                                 

6 comentários:

  1. Olá, tudo bem cara?
    eu sou do blog Cinemafia e escrevi o texto de Holocausto Canibal. Fico feliz por você ter lido e gostado a ponto de colocá-lo em seu blog. Mas te peço só que coloque os créditos do texto pode ser? É o justo não acha? Coloca aí as fontes ok?
    Obrigado.

    até mais.

    @LincolnFerd

    http://cinemafiablog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Desculpe Cinemablog, as vezes a pressa é inimiga da perfeição... Já esta creditado no texto pela sua maravilhosa postagem e obrigado pela visita!
    abraços
    natanael

    ResponderExcluir
  3. kkk
    obrigado cara, mas acho que você entendeu errado.
    eu escrevi somente o texto de Holocausto Canibal entendeu? Então você deve colocar apenas em baixo do meu texto, o resto não é meu não. Bota de onde tu tirou rs.

    abraços

    @LincolnFerd

    ResponderExcluir
  4. Mano ajeita aí haha
    eu só escrevi o texto de Holocausto Canibal. O resto tu coloca o crédito do site que você tirou rsrs

    Valeu

    @LincolnFerd

    ResponderExcluir
  5. Agora foi mano.
    Muito obrigado

    =D

    @LincolnFerd

    ResponderExcluir